Notícias

Ministro italiano Luigi Di Maio pede que parlamentares suspendam salário

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, pediu que os parlamentares do país suspendam seus salários durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) como forma de ajudar às finanças do governo nacional e regional.

“Nessa guerra contra o coronavírus, todos estão fazendo sacrifícios enormes. E deve valer também para a política: deputados e senadores suspendam seus salários. O Movimento 5 Estrelas já doou mais de 3 milhões de euros para a emergência. O bom exemplo vale mais do que muitas palavras”, escreveu o ministro em seu Twitter.

O M5S, inclusive, começou uma campanha com diversos de seus líderes pelo corte dos salários nas redes sociais. O chefe da sigla e vice-ministro do Interior, o senador Vito Crimi, usou sua página do Facebook para mandar uma mensagem aos colegas, pedindo para “cortar o nosso salário”. “E não apenas um mês, seria muito cômodo. Vamos cortar os salários de hoje até o fim da legislatura”, propôs Crimi afirmando que a medida economizaria até 60 milhões de euros por mês aos cofres públicos. Quem também fez coro à medida foi o vice-ministro de Desenvolvimento Econômico, Stefano Buffagni. “Acredito que todos os parlamentares, que trabalharam menos, devem fazer sua parte.

Acredito que esse não é um gesto que resolverá o caixa do Estado, mas é um gesto de respeito por todos os italianos.

Esperamos que a oposição, sem polêmicas, faça isso também”, disse o representante do Movimento.

O líder do M5S no Senado, Gianluca Perilli, abraçou a ideia e disse que os parlamentares “precisam fazer a sua parte, não só com o trabalho incessante na Câmara e no Senado”, mas com uma “contribuição concreta e muito útil”. A Itália vive uma crise sem precedentes na saúde pública por conta do novo coronavírus e, desde o dia 10 de março, está em isolamento total para frear a disseminação da doença.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios