
O ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi, afirmou que não recebeu nenhuma informação sobre a possível presença de agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE) para reforçar a segurança nas Olimpíadas de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo.
O chefe da pasta, que participou de um evento em Milão, disse desconhecer essa possibilidade, mas acrescentou que não vê problemas caso a presença dos funcionários do ICE seja confirmada futuramente.
“Não temos conhecimento disso neste momento, mas mesmo que tivéssemos, as delegações estrangeiras, dentro de suas respectivas jurisdições, escolhem a quem recorrer para segurança. Não vejo qual é o problema”, declarou Piantedosi.
Os agentes federais de imigração dos EUA, que assassinaram uma mulher em Minnesota e desencadearam múltiplas manifestações pelo país, detiveram recentemente uma menina de dois anos de idade e seu pai, segundo reportagem do The Guardian, que cita documentos judiciais e os advogados da família.
Além disso, o New York Times informou que um integrante do FBI que tentou investigar o agente do ICE que matou Renee Good renunciou ao cargo devido à pressão para encerrar uma apuração em Washington sobre possíveis violações de direitos civis cometidas pelo responsável pela morte da mulher de 37 anos, segundo fontes.



