Notícias

Missão italiana ajudará mulheres com câncer no Peru

Uma missão italiana, com dois prestigiados médicos, viajará para a cidade de Chiclayo, no Peru, onde o Papa Leão XIV atuou como bispo, e para a região de Cusco, para prestar assistência médica “às comunidade mais vulneráveis”, em particular às mulheres com câncer.

A iniciativa é realizada pela ONG Ripartiamo APS em colaboração com a Cooperativa Social San Bernardo.

Entre os médicos voluntários que participam da expedição estão Roy De Vita, diretor de Cirurgia Plástica do Instituto de Oncologia Regina Elena, em Roma, e Walter Morale, diretor da Unidade de Nefrologia e Diálise do Serviço de Saúde de Ragusa. Ambos os profissionais já colaboraram com a ONG e fizeram viagens para o Nepal, Madagascar e Tanzânia.

“Esta missão nasce do desejo de estabelecer uma parceria com a diocese e a Cáritas de Chiclayo, oferecendo nosso apoio às comunidades mais vulneráveis”, explica dom Carmelo Terranova, diretor espiritual da Ripartiamo APS. “É um gesto de proximidade com a terra que o papa Leão XIV tanto amou e onde trabalhou com dedicação e espírito de serviço”, acrescentou.

A missão começará em Chiclayo, onde, em colaboração com a Caritas e o Hospital Regional de Lambayeque, De Vita e Morale realizarão procedimentos de reconstrução mamária em pacientes com câncer e procedimentos de fístula arteriovenosa em necessitados de diálise.

A equipe médica também incluirá a cirurgiã plástica especialista em reconstrução mamária María Luisa Nardulli, do Hospital Brindisi, e a oncologista hepatobiliar Rosaria Martina, do Hospital Fragagnano, ambos na região sul da Puglia, além de um grupo de voluntários.

O programa prevê que Martina realize exames de rastreamento de tumores. Também em Chiclayo, os médicos farão uma jornada de treinamento para profissionais de saúde e estudantes universitários, com foco em aspectos espirituais e éticos, organizada pela Ripartiamo APS.

A missão continuará na região de Cusco, onde os voluntários visitarão primeiro as comunidades andinas e, em seguida, realizarão exames entre as populações mais vulneráveis, em colaboração com a instituição de caridade local.

“Estamos orgulhosos de apoiar mais uma vez a Ripartiamo APS”, afirma Pino Natale, diretor geral da Cooperativa San Bernardo. “Graças a esta colaboração, podemos colocar em prática os valores de solidariedade e promoção da saúde que nos tornam líderes na área”.

O médico Roy De Vita, com sua Fundação “De Vita – para a Prevenção e Cirurgia da Oncologia Feminina”, colabora com a Ripartiamo há anos.

“Este novo projeto, que, como os anteriores, será realizado em três fases, visa contribuir concretamente para o diagnóstico e tratamento de mulheres afetadas pelo câncer de mama que vivem em áreas desfavorecidas, onde dispositivos médicos e instrumentos cirúrgicos são limitados ou, muitas vezes, completamente inexistentes”, concluiu o cirurgião.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios