Notícias

MONUMENTO EM ROMA: “Fontana di Trevi” é esvaziada para início de estudo para obra de restauração

A Fontana di Trevi, o famoso monumento romano, foi esvaziada para permitir sua vistoria e iniciar um estudo de sua estrutura, para definir as obras de restauração necessárias para salvá-la da deterioração e do abandono em que se encontra.

Equipes do Ministério de Bens Culturais limparam o fundo daFontana, onde ainda havia moedas jogadas pelos turistas, na esperança de voltar para Roma.

A etapa atual de restauração do monumento se refere às duas laterais da fachada, decretada com urgência por causa da queda ocorrida. A intervenção também contempla um check-up completo da parte central "para verificar seu estado de conservação".

Trevi não é mais uma entre as muitas fontes de Roma, mas a mais visitada da capital italiana.

Datada do Barroco, a Fontana di Trevi foi construída pelo arquitetoNicola Salvi em 1762, mas se tornou um símbolo da Cidade Eterna em 1960, quando Anita Ekberg se banhou em suas águas ao lado deMarcello Mastroianni, no filme "La dolce vita" de Federico Fellini; mas também foi imortalizada no filme americano "Três Moedas na Fonte", de 1954.

Em junho passado vários fragmentos se soltaram da borda esquerda do monumento, sem causar danos aos pedestres, mas os turistas foram impedidos de atirar as moedas de costas, como manda a tradição, porque ela foi imediatamente esvaziada. A queda do estuque reacendeu o debate sobre a precária conservação do patrimônio italiano. O superintendente de Bens Culturais, Umberto Broccoli, minimizou a questão e explicou que a soltura foi provocada pela neve que caiu em fevereiro em Roma.

Há alguns meses, também caíram pedaços do Coliseu e há poucas semanas do Aqueduto Claudio. O prefeito de Roma, Gianni Alemanno, prometeu gerenciar um fundo especial para proteger os principais monumentos da capital italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios