Notícias

Morre Enzo Bearzot, treinador do tri da Itália na Copa Mundo de 1982

O futebol italiano está de luto. Enzo Bearzot, o treinador que levou a Itália a conquistar sua terceira Copa do Mundo em 1982, morreu enquanto dormia, aos 83 anos de idade. Nascido em di Joanni Ajello del Friuli, em 26 de setembro de 1927, Bearzot atuou como atleta no Inter de Milão, Catania e Torino.

'Carrasco' do Brasil em 82, Bearzot  tinha o recorde, entre os treinadores italianos, de permanência à frente da Azzurra com 104 partidas. Sob seu comando, a seleção italiana ficou ainda em quarto lugar na Copa de 1978.

Na Copa do Mundo na Espanha, após três empates na três primeiras partidas, Bearzot anunciou a lei do silêncio para a imprensa mundial, na tentativa de evitar mais críticas na época. Após o silêncio, a equipe italiana finalmente começou a jogar um bom futebol, derrotando equipes como Argentina, Brasil, na segunda fase, e vencer na semifinal Polônia e Alemanha, na final, para levantar o caneco.

Bearzot fez a Azzurra campeã do mundo e marcou nomes no futebol mundial como Dino Zoff, Gaetano Scirea, Cabrini Antonio, Beppe Bergomi, Marco Tardelli, Paolo Rossi, Giancarlo Antognoni e muitos outros.

Enzo Bearzot deixou a seleção depois do fracasso na Copa do Mundo de 1986, quando a Itália foi eliminada pela França, no México.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios