Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: MUSEU ARQUEOLÓGICO VILLA BADOÈR: Na Itália, exposição conta três mil anos de história dos perfumes
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > MUSEU ARQUEOLÓGICO VILLA BADOÈR: Na Itália, exposição conta três mil anos de história dos perfumes
Notícias

MUSEU ARQUEOLÓGICO VILLA BADOÈR: Na Itália, exposição conta três mil anos de história dos perfumes

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A história não é feita apenas de guerras e de grandes eventos, mas também de fragrâncias. É o que mostra a exposição "Perfumes da História", que acaba de ter início no Museu Nacional Arqueológico de Villa Badoèr, em Fratta Polesine, província italiana de Rovigo.

Com o passar do tempo, o perfume se converteu em um instrumento de sedução, meio para mensagens sublimares e modo para se aproximar das divindades.

https://www.provincia.biella.it/

Por outro lado, em épocas de escassez e de pobreza, as fragrâncias eram a maneira ideal para esconder os odores de corpos mal lavados ou de ambientes onde a higiene não existia.

E para mostrar toda a importância que os perfumes desempenharam durante a história, a exposição contará um relato detalhado de 3 mil anos da influência das fragrâncias, com livros, objetos decorativos, imagens, vídeos explicativos e, é claro, perfumes, que permitirão uma profunda experiência sensorial aos visitantes.

Nesse sentido, será possível, por exemplo, sentir diversas essências diferentes, todas de origens vegetais, para poder tentar descobrir como elas foram compostas.

Entre as "estrelas" da mostra também se destaca a mística Rosa de Cem Pétalas, uma variedade cultivada em Grasse, na região francesa de Provença, e que fez com que o famoso Chanel n. 5 se transformasse em um dos perfumes mais vendidos do mundo. 

A grife é dona de toda produção da família Muol, a melhor produtora da flor, para os próximos 100 anos. Para obter 1,5 quilo da essência, se "sacrificam" centenas de milhares de rosas, mais precisamente uma tonelada de pétalas.

Já a fragrância da rosa Taif, por outro lado, é a mais cara do mundo. Durante um ano inteiro são produzidos apenas 16 quilos, grande parte destinada à família real da Arábia Saudita.

Esse fato, no entanto, não é nenhuma novidade. Na realidade, a arte da perfumaria e as melhores e mais caras fragrâncias sempre estiveram ligadas com a realeza. Caterina Sforza, Caterina de Médici e Isabel D'Este tinham uma relação íntima com fragrâncias, principalmente a última, que era dona de um conceituado laboratório de essências em Mântua, na Itália.

https://www.provincia.biella.it/

Veneza também foi outra capital europeia da perfumaria. Na cidade, chegaram a ser produzidas as mais raras e extraordinárias essências, que chegavam à Itália provenientes de países distantes. Em 1555, por exemplo, foi publicado no município o primeiro livro de receitas oficial sobre a arte da cosmética, o "I Notandissimi Secreti de l"Arte Profumatoria".

Além disso, a exposição também conta com temáticas de grande interesse, como a antropologia do olfato, a relação entre o perfume e a sociedade, os perfumes na época do Império Romano e do renascimento italiano e as fragrâncias tradicionais do Ocidente e do Oriente. (Ansa)

Você pode se interessar também por ...

Papa Francisco inicia retiro e pede que Bíblia seja “como celular”
Vice-premiê italiano Matteo Salvini pede renúncia de chefe da Otan por fala sobre uso de armas na Rússia
Secretário Nacional do partido PDL, Angelino Alfano diz que fará primárias para próximas eleições
Premiê da Itália Enrico Letta pede que ministros evitem divergências em público
Tribunal italiano absolve executivos por “caso Petrobras”
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Matteo Salvini defende revogação da cidadania italiana de estrangeiros que cometem crimes

Fabio Botto
Fabio Botto
18 de maio de 2026
Nova flotilha com italianos é interceptada por Israel
Corpos de italianos desaparecidos são encontrados em caverna nas Maldivas
Defesa de autor de atropelamento na Itália pedirá perícia psiquiátrica
Embaixador do Brasil na Itália vê acordo União Europeia-Mercosul como complexo, mas com oportunidades
Tenista italiano Sinner vence Ruud, conquista Masters 1000 de Roma e entra para história do tênis
Líderes italianos prestam homenagem a Sinner após título histórico
Meloni e Mattarella visitam feridos em hospitais após ataque que chocou Itália
Giorgia Meloni celebra declaração europeia sobre gestão de fluxos migratórios
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?