Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Partido M5S, de Beppe Grillo, volta a causar polêmicas na Itália

Com uma trajetória marcada por posições polêmicas desde que nasceu como uma terceira via na política italiana, o Movimento 5 Estrelas (M5S), liderado pelo comediante Beppe Grillo, voltou a provocar barulho no país nos últimos dias. Após tumultuar sessões legislativas do Congresso na semana passada, o partido foi acusado de promover insultos sexistas contra a presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini.

Grillo postou em seu blog um vídeo que mostra uma cena no interior de um veículo, onde o motorista se encontra ao lado de uma representação em papelão da política. O título do clip, "O que você faria com Laura em um carro?", gerou uma série de comentários ofensivos contra ela, muitos deles de natureza sexual e alguns até incentivando o estupro. A "brincadeira" gerou duras reações e a postagem só foi retirada no dia seguinte.

"O vídeo é uma instigação à violência, basta ler os comentários, todos de fundo sexista, mostrando que quem participa desse blog só quer ofender e humilhar. São potenciais estupradores", respondeu a presidente da Câmara. Após o ocorrido, o departamento de comunicação do M5S publicou uma nota dizendo que o partido não tem nada a ver com as ofensas e que as mensagens foram colocadas durante a noite, quando não era possível fazer nenhum controle.

Outra polêmica foi protagonizada pelo ex-participante da edição italiana do Big Brother e agora porta-voz da legenda, Rocco Casalino, que acusou a jornalista Daria Bignardi de explorar o passado fascista do pai de um deputado do partido de Grillo, algo que ele considera um "aspecto irrelevante". Para justificar seu ponto de vista, Casalino publicou um texto no blog do líder do M5S com o título "Como se sente o seu filho na escola tendo um avô mandante de um assassinato?"  O pai de Luca Sofri, marido de Bignardi, foi condenado por ter ordenado o homicídio do policial Luigi Calabresi em 1972. Após mais esse ataque, o premier Enrico Letta, em viagem ao Golfo Pérsico, afirmou que as atitudes dos políticos do Movimento 5 Estrelas são "uma corrida rumo à barbárie". "É escandaloso. A corrida rumo à barbárie encampada por Grillo parece não ter fim", disse o primeiro-ministro, que expressou também sua solidariedade em relação a Boldrini. "A rede não pode ser usada desse modo violento", declarou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios