Notícias

Vaticano divulga programação do Papa Francisco para a Quaresma e para a Páscoa

Começa na Quarta-feira de Cinzas e termina com a Canonização de dois Papas o extenso calendário das celebrações litúrgicas presididas pelo Santo Padre nos próximos dois meses.

De acordo com o programa divulgado, o próximo compromisso será dia 5 de março, às 16:30 o Santo Papa presidirá o Statio e a procissão penitencial, a partir da igreja de Santo Anselmo. Às 17 horas, na basílica de Santa Sabina, na colina do Aventino, como manda a tradição, o Papa Francisco preside à Missa de abertura da Quaresma, com a bênção e imposição das Cinzas.

Dia 9, I domingo da Quaresma, terão lugar os Exercícios Espirituais do Papa com a Cúria Romana, numa Casa de Retiros de Ariccia, até à sexta-feira seguinte, 14 de março. No II domingo da Quaresma, 16 de março, Francisco realiza, de tarde, uma visita pastoral à paróquia romana de “Santa Maria da Oração”.

O primeiro compromisso para abril será outra visita pastoral a “uma paróquia romana”, no domingo, dia 6, às 16:00. Dia 13, Domingo de Ramos, a partir das 9.30, na praça de São Pedro, bênção e procissão dos Ramos, seguida da Missa correspondente.

Também na Basílica de São Pedro, na Quinta-Feira Santa, 17 de abril, às 9.30, o Papa presidirá a Missa Crismal.

No ano passado, o Papa Francisco passou a Quinta-Feira Santa, na prisão juvenil em Casal del Marmo, de acordo com a tradição estabelecida durante seus anos como arcebispo de Buenos Aires. Também este ano, o escritório de imprensa do Vaticano anunciou que o Papa vai escolher, para a tarde de Quinta-Feira Santa, alguma realidade especial do ponto de vista da pastoral, mas que será comunicado no momento oportuno.

Sexta-feira Santa, 18 de abril, o Papa retorna à Basílica de São Pedro às 17 horas, para a celebração da Paixão do Senhor. Às 21:15, conduzirá a Via Crucis no Coliseu. No Sábado Santo, Bergoglio presidirá a Vigília Pascal, na basílica de São Pedro.

O Domingo de Páscoa, 20 de abril, será na praça de São Pedro, às 10:15. Ao meio-dia, do balcão da Basílica de São Pedro, o Papa conferirá a mensagem e a bênção do Papa “Urbi et Orbi”.

Por fim, a concluir a extensa agenda do mês de abril, no dia 27, II domingo da Páscoa, Domingo da Divina Misericórdia, o Papa Francisco presidirá à Missa em que canonizará os Papas João XXIII e João Paulo II. Rumores indicavam que a cerimônia seria realizada em Tor Vergata – local que hospedou a Jornada Mundial da Juventude 2000 – prevendo o grande número de peregrinos devotos dos dois Papas. No entanto, foi comunicado que o Santo Padre celebrará a Santa Missa na Praça de São Pedro, às 10 horas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios