
Um navio de cruzeirro do grupo suíço de navegação MSC, com 8.585 pessoas a bordo, ficou encalhado na costa da Ilha de Ponza, quando navegava do porto de Gênova, no norte da Itália, rumo a Nápoles, no sul, devido a uma falha no motor.
Inicialmente, as autoridades da Itália haviam informado que a embarcação precisaria ser rebocada, mas os técnicos a bordo conseguiram reiniciar o sistema de propulsão, e o navio zarpou, apesar de navegar lentamente em direção ao porto de Nápoles.
Por precaução, o MSC está sendo escoltado por barcos de patrulha da Guarda Costeira, que estão em contato constante com o capitão do cruzeiro, enquanto dois rebocadores de Nápoles e Gioia Tauro também se aproximam da área.
O navio de bandeira maltesa MSC World Europa parou cerca de 8 milhas a sudoeste da Ilha de Ponza, com 6.496 passageiros e 2.089 tripulantes a bordo.
O capitão verificou um “problema elétrico” nos motores e relatou o fato ao Centro de Coordenação de Socorro Marítimo Italiano.
“Estamos parados, com as hélices desligadas, com a ilha de Ponza atrás de nós, e agora a guarda costeira está aqui. Os serviços estão basicamente operacionais, nossos motores estão desligados”, diz o depoimento recebido diretamente do navio MSC.
De acordo com a Guarda Costeira, a situação a bordo está “calma” e “sob controle”. As condições climáticas nesta área do Mar Tirreno são “favoráveis” e os serviços essenciais aos passageiros continuam sendo “garantidos” pelos geradores do navio.