Música Italiana

Nico Fidenco

Domenico Colarossi, nome verdadeiro de Nico Fidenco, nasceu em Roma, Itália, em 24 de janeiro de 1933 e nunca teve formação em música.

Estudante de Cinema no Centro Experimental de Cinema de Roma, em 53 ingressou no curso de Medicina na Universidade de Roma, mas também desistiu e tentou estudar Direito, desistindo novamente.

Sempre ligado à arte, participou da realização de alguns documentários como Auxiliar de Direção e como Diretor Assistente num longa metragem de Brusati.

Sua carreira musical teve início em 1960, quando Fidenco, "descoberto" por Enzo Micocci – então diretor da RCA italiana – gravou a versão em italiano do tema do filme I Delfini. Este primeiro disco foi um sucesso instantâneo, vendendo mais de 500 mil cópias logo nos primeiros meses desde o seu lançamento.

Cantor e compositor, ao longo de sua carreira Nico Fidenco teve grande ligação com o cinema, gravando temas de filmes e adaptações para o italiano de composições cinematográficas famosas, o que lhe tornou muito popular. Foi um dos cantores italianos mais populares dos anos 60, apesar de nunca ter sido considerado um Sex Symbol.

Entre seus sucessos Legata Ad Un Granello Di Sabbia, foi o primeiro a superar a marca de 1 milhão de cópias vendidas. Mas no final dos anos 60 sua popularidade começou a cair. Ele continuou se dedicando a composição de trilhas sonoras para o cienma italiano.

Em 1984, juntou-se com Riccardo Del Turco, Jimmy Fontana e Gianni Meccia e criaram ISuper 4 – um quarteto com a proposta de reviver os sucessos dos anos 60.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios