Notícias

Nova erupção do vulcão Etna cria fluxo de lava, mas não ameaça vilarejos

O Monte Etna, o vulcão ativo mais alto da Europa, voltou a expelir lava em uma nova erupção registrada em uma área deserta de suas encostas superiores.

Segundo especialistas, no entanto, a atividade não representa risco para os vilarejos próximos.

O vulcanólogo Boris Behncke, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), explicou que imagens de satélite revelaram a formação de um novo fluxo de lava na parte superior do Valle del Bove, abaixo da crista de Serracozzo, a cerca de 2,1 mil metros de altitude.

“Essa erupção lateral silenciosa está alimentando um fluxo de lava verdadeiramente espetacular que, visto da encosta leste mais baixa do Etna, parece incrivelmente baixo e próximo das vilas. Felizmente, isso não corresponde à realidade, ao menos por enquanto”, afirmou.

Behncke acrescentou que o início da erupção não foi percebido pelos moradores porque o flanco leste do vulcão estava encoberto por uma densa camada de nuvens. No entanto, durante o entardecer, “um forte brilho passou a ser visível nas imagens de algumas câmeras de monitoramento”.

“Mais uma vez, o Etna nos surpreendeu: o tremor vulcânico estava diminuindo e os sinais de atividade explosiva nas crateras do cume tornavam-se cada vez menos evidentes”, completou.

De acordo com análises do INGV, a atual atividade eruptiva é marcada por um novo fenômeno: a abertura de uma pequena fissura a cerca de 2.100 metros acima do nível do mar, localizada acima do Monte Simone, na base da face norte do Valle del Bove.

A partir dessa fissura, que apresenta fraca atividade explosiva e baixa taxa média de efusão, conforme medido por dados de satélite, a lava flui em direção à porção central do Valle del Bove, uma área desabitada.

Paralelamente, uma atividade explosiva estromboliana de baixa intensidade continua na cratera Voragine, produzindo emissões moderadas de cinzas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios