Notícias

Primeiro-ministro do Reino Unido começa batalha para reduzir poderes da União Europeia

Reconduzido ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron já começou a trabalhar em uma de suas principais promessas de campanha: reduzir o poder da União Europeia sobre seus membros.

Segundo o jornal "The Daily Telegraph", o premier telefonou a outros líderes europeus para tentar convencê-los a ajudá-lo na briga para devolver aos governos algumas competências "cedidas" a Bruxelas, entre elas o controle das fronteiras de cada nação.

Cameron não esconde seu desejo de limitar o acesso de pessoas vindas de outros países europeus, o que derrubaria um dos pilares do bloco, que é a livre circulação entre seus Estados-membros. Além disso, o primeiro-ministro estaria estudando antecipar a consulta popular sobre a permanência do Reino Unido na UE para 2016, ao invés de realizá-la em 2017, como havia prometido.

Por outro lado, as pressões de Bruxelas sobre Londres também estão aumentando. De acordo com o diário "The Guardian", a Comissão Europeia (poder executivo do bloco) quer introduzir cotas de imigrantes em todos os 28 países que integram a União para enfrentar a crise migratória no Mar Mediterrâneo.

A iniciativa é apoiada pela Alemanha e seria uma forma de distribuir por todo o bloco os estrangeiros clandestinos que chegam à Europa principalmente via Itália e Grécia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios