Blog do Botto

Novo embaixador em Roma mira comércio e defesa

Por Lucas Rizzi – O Palácio Pamphilj, luxuosa construção que abriga a Embaixada do Brasil na Itália, tem um novo morador. O diplomata Hélio Vitor Ramos Filho entregou suas credenciais ao presidente Sergio Mattarella no último dia 25 de outubro e iniciou sua missão em Roma.

Como embaixador, Ramos conduzirá as relações bilaterais entre dois países historicamente próximos, até em função da migração em massa de italianos para o Brasil nos séculos 19 e 20, mas que nos últimos anos conviveram com a sombra de Cesare Battisti.

“Com a superação do caso, o caminho encontra-se aberto para o aprofundamento ainda maior da cooperação entre os dois países”, disse Ramos em entrevista à agência Ansa. O diplomata soteropolitano foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e trabalhava como assessor especial do mandatário da Câmara, Rodrigo Maia.

Em sua carreira, já exerceu as funções de cônsul-geral em Miami, ministro-conselheiro na Embaixada em Lisboa e representante alterno junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Também serviu em Washington, Lima e Roma e foi ministro interino de Minas e Energia, em 2001.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios