
O novo filme do diretor italiano Paolo Sorrentino, “La Grazia”, foi escolhido para abrir o 82º Festival de Cinema de Veneza, no dia 27 de agosto.
O longa marca a sétima colaboração do cineasta com Toni Servillo, protagonista do premiado “A Grande Beleza”, que rendeu a Sorrentino o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014.
“Estou muito feliz que o 82º Festival de Veneza comece com o novo e aguardado filme de Paolo Sorrentino”, disse o diretor artístico do evento, Alberto Barbera.
“Gosto de lembrar que um dos autores italianos mais importantes e aclamados internacionalmente estreou em Veneza em 2001 com seu primeiro longa, ‘Um Homem a Mais’, durante meus primeiros anos como diretor artístico”, acrescentou.
Em 2021, o cineasta também faturou o Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri no festival por “A Mão de Deus”.
“Agora, o retorno de Sorrentino à competição acontece com um filme destinado a marcar pela grande originalidade e forte sintonia com o presente”, destacou Barbera.
Descrito como “uma história de amor” na Itália, “La Grazia”, ou “A Graça”, também tem no elenco Massimo Venturiello e Anna Ferzetti e se passa principalmente no Piemonte e na capital da região, Turim, incluindo o mundialmente famoso Museu Egípcio, mas algumas cenas foram filmadas no centro histórico de Roma.
O Festival de Veneza ocorrerá entre 27 de agosto e 6 de setembro de 2025.