Variedades

Novo ranking de qualidade de vida na Itália – Por Dr. Rodrigo Capobianco

Ciao a tutti, come và?

De vez em quando surge uma nova pesquisa sobre a qualidade de vida na Itália e, a pesquisa desse ano ficou pronta.

O ItaliaOggi e a Universidade La Sapienza de Roma, em colaboração com Cattolica Assicurazioni realizaram uma pesquisa em 107 províncias da Itália em 2021 e o resultado pode ser chamado de uma vitória do norte do país.

Isso porque, as 5 (cinco) primeiras posições no ranking são de províncias do norte.

Foram analisados os temas: negócios e trabalho, meio ambiente, dificuldades sociais e pessoais, educação, formação de capital humano, população, renda e riqueza, segurança, saúde e lazer.

A primeira colocação ficou com Parma, que na última edição tinha ficado em 39º lugar. De todos os aspectos analisados Parma venceu em 4 (quatro) dos 9 (nove) itens.

A seguir vieram as cidades de Trento, Bolzano, Bologna e Milão.

A propósito, há de se destacar que Bologna, agora quarta colocada, em outro ranking que trouxemos aqui na nossa coluna há alguns meses estava em primeiro lugar.

Outra curiosidade é que Milão, quinta colocada, no quesito “renda e riqueza” ficou em primeiro lugar, mas no quesito segurança ficou em último lugar. Em segurança, Roma está na 101ª posição e a cidade mais segura da Itália é Aosta (evidentemente das 107 cidades analisadas).

No ranking, as duas piores cidades para se viver na Itália em 2021 são Nápoles e Crotone, sendo que essa última também foi considerada a cidade mais pobre das cidades analisadas.

Arrivederci!

Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador do portal Rádio Italiana.

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios