Notícias

Histórica livraria de Roma fechará após 25 anos

Considerada uma das livrarias históricas de Roma, a Odradek anunciou que encerrará suas atividades após 25 anos.

Localizada na via dei Banchi Vecchi, a poucos passos da Piazza Navona e do Campo de Fiori, na capital da Itália, a livraria fará a venda de todos os livros restantes até 6 de janeiro de 2023. A decisão foi tomada devido aos custos “econômicos e humanos”, que não são mais sustentáveis, informaram os proprietários em uma publicação no Facebook.

“Este ano tem sido um colapso, com receitas diárias abaixo dos 300 euros”, escrevem Katia e Davide, enumerando os números “implacáveis” para 2022.

Ao todo, são “9 mil euros de receitas mensais na livraria”, que “equivalem a 2.700 euros de receitas (30% de média é o rendimento das contas)”.

“Com 2 mil euros de renda não sobra nada. Em agosto arrecadamos 4 mil euros contra os 6,5 mil do ano anterior, em setembro arrecadamos 6,5 mil euros contra os 10,7 mil de 2021. Todos os meses registramos uma queda no faturamento de 2 mil euros”, explicaram os italianos.

O encerramento das atividades ocorrerá apesar de a livraria ter recebido ajuda de “instituições nacionais, com contribuições às bibliotecas para compras em livrarias independentes; da região do Lazio, com bônus para projetos culturais para dezenas de livrarias; e o apoio de particulares que garantiram o pagamento de boletos bancários de 10 mil euros em agosto”.

As contribuições, no entanto, “não foram suficientes para inverter a tendência”, tendo em vista que há o fato também de que “cada vez menos leitores entram na livraria, velhos e ávidos leitores morrem e não há rotatividade”, justificaram.

De acordo com Katia e Davide, “as novas gerações não vivem mais na ‘civilização do papel’. O livro não vai desaparecer, mas não é mais a única ferramenta de alfabetização. O desenvolvimento de redes torna cada vez mais complicada a construção de projetos econômicos sustentáveis em torno do livro”.

“Há toda uma situação econômica e social que nos preocupa. E por isso temos de evitar o endividamento”, concluíram.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios