Notícias

Itália prepara novo pacote de ajuda militar à Ucrânia

A Itália se prepara para enviar um novo pacote de equipamentos militares para a Ucrânia, medida que é motivo de controvérsia na base aliada do primeiro-ministro Mario Draghi.

Após participar de uma reunião convocada pelos Estados Unidos na base americana de Ramstein, na Alemanha, o ministro italiano da Defesa, Lorenzo Guerini, de centro-esquerda, disse que o país “continuará fazendo sua parte” para ajudar a Ucrânia a enfrentar a invasão russa, mas “seguindo as indicações do Parlamento”.

“Deste ponto de vista, haverá um novo envio de equipamentos militares, que são indispensáveis para continuar o apoio à resistência ucraniana”, declarou Guerini. Segundo o ministro, um decreto já está “em vias de finalização” e terá a mesma natureza do primeiro pacote de ajudas enviado por Roma.

No entanto, o auxílio militar a Kiev não é unanimidade dentro do governo Draghi. O ex-premiê Giuseppe Conte, líder do partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), pediu que tanto Guerini quanto o atual primeiro ministro prestem esclarecimentos no Parlamento.

“O M5S se opõe ao envio de ajudas militares e contraofensivas que saiam do perímetro do legítimo exercício do direito de defesa”, disse Conte – o Movimento 5 Estrelas detém a maior bancada no Parlamento, portanto é o partido com mais peso no governo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios