Notícias

Berlusconi e o seu apreço por piadas de mau gosto

Uma declaração do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, sobre a mudança do nome de seu partido, o Povo da Liberdade (PDL), repercutiu na classe política italiana.

Em encontro com deputados da legenda, ele sugeriu, em tom de brincadeira de gosto bastante duvidoso, que o partido poderia se chamar 'Forza, Gnocca', que, em dialeto italiano se refere originalmente ao órgão sexual feminino, mas que também pode usar-se para descrever mulheres muito bonitas. 

De acordo com fontes qualificadas, Berlusconi estava discutindo na Câmara dos Deputados com um poucos legisladores do partido e, entre outras coisas, levantou a possibilidade de mudar o nome do PDL porque, em sua opinião "não entrou no coração do povo".

Foi aí que o chefe de governo comentou sobre o "Forza Gnocca", em uma alusão óbvia ao Forza Italia, o partido que ele fundou em 1994 e que em março de 2009 se tornou o PDL, após a fusão com a pós-fascista Aliança Nacional (AN).

A nova gafe de Berlusconi como sempre provocou ruidosas reações no mundo político, algumas indignadas e outras mais irônicas.

Por exemplo a de Rosy Bindi, presidente do Partido Democrata (PD, centro-esquerda) e principal força da oposição, disse que o premier "nem mesmo precisava fundar um partido com esse nome, pois é o único partido que sempre teve".

Vittoria Franco, senadora do mesmo partido, foi muito mais dura: "A vulgaridade de Berlusconi já não tem limites e supera, em muito, a decência", como mostra essa última piada, "fruto de uma condição patológica e que demonstra que este homem já não pode exercer o cargo de premier".

No próprio governo, além dos líderes que minimizaram a importância da frase de Berlusconi, também se ouviram críticas. Para o prefeito de Roma, Gianni Alemanno (PDL), a frase sobre "Forza Gnocca" é uma "piada equivocada", enquanto que para a ministra da Juventude Giorgia Meloni "Berlusconi gosta de fazer piadas, mas em alguns casos seria melhor que se contivesse".

Já o chanceler italiano Franco Frattini, que também é do PDL, disse em entrevista à Radioanch'io que existe uma "dificuldade" para traduzir a palavra para outros idiomas, e que acredita que "para o presidente do Conselho de Ministros algumas piadas são irresistíveis". "Muitos de nós devemos tentar ajudá-lo a entender que há momentos certos para fazer ou não uma piada", acrescentou o ministro.

Alguns deputados do PDL declararam que "é falso que o premier tenha feito uma brincadeira sobre o 'Força Gnocca'". Outros chegaram a desmentir as notícias da imprensa sobre o assunto e opinaram que acham "inimaginável" que um fato "tão insignificante" tenha tamanha repercussão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios