Variedades

O poderoso Passaporte Italiano – Por Dr. Rodrigo Capobianco

Ciao a tutti, come và?

Segundo a Henley Passport Index, o passaporte italiano é o quarto passaporte mais poderoso do mundo.

O que isso significa em termos práticos?

O poder de um passaporte está relacionado com a possibilidade de sua utilização em outros países, sem a necessidade de um prévio visto, ou seja, o cidadão que ostenta determinado passaporte tem uma maior liberdade de locomoção mundialmente do que aquele outro cidadão que conta com outro passaporte.

Essa semana, como de costume no início de cada ano, foi divulgada a lista atualizada de passaportes mais poderosos do mundo e o italiano está em quarto lugar.

Aliás as quatro primeiras posições não se alteraram: em primeiro lugar está o passaporte japonês aceito em 191 países sem visto: em segundo lugar vem o passaporte de Singapura aceito sem visto em 190 países; em terceiro lugar empatados estão os passaportes alemão e sul-coreano, aceitos em 189 países sem a necessidade de visto.

Os italianos são aceitos em 189 países do mundo sem visto ao lado da Finlândia, como já constava no último ranking, fazendo companhia agora para os passaportes da Espanha e de Luxemburgo que antes eram aceitos em 188 países, mas agora estão empatados com os italianos e finlandeses.

O passaporte brasileiro está em 19o lugar, aceito sem visto em 170 países.

Um exemplo prático dessa diferença está na entrada nos EUA, que exigem vistos dos Brasileiros, mas não dos Italianos.

A propósito, o passaporte italiano também é poderoso pelos acordos bilaterais que a Itália tem com outros países, como o próprio EUA em que, com baixo investimento os italianos podem viver legalmente em território americano.

Arrivederci !

Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador da Rádio Italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios