Notícias

Obama agradece apoio de Berlusconi contra segunda usina nuclear no Irã

O presidente norte-americano, Barack Obama, agradeceu o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, por apoiar os EUA, o Reino Unido e a França no repúdio à instalação da segunda planta nuclear iraniana, segundo fontes diplomáticas.

O governo iraniano enviou há alguns dias uma carta à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para informar a existência de um novo estabelecimento para enriquecimento de urânio.

 

Os três países acusam o Irã de construir a planta secretamente, violando as resoluções das Organizações das Nações Unidas (ONU) e leis internacionais.

A Casa Branca revelou que os EUA, com ajuda da França e da Grã-Bretanha, estava acompanhando há anos a construção de uma usina nuclear no interior de uma base militar próxima à cidade de Qom (a cerca de 150 quilômetros da capital Teerã).

O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, comentou que estas revelações fazem com que as negociações com o Irã comecem com "esta grave sombra que Teerã terá que dissipar".

Frattini se referia aos diálogos que devem ser retomados em outubro entre o Irã e os Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha para discutir o atual programa nuclear.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios