Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Organização Internacional para as Migrações acusa Europa de negar socorro a bote com migrantes
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Organização Internacional para as Migrações acusa Europa de negar socorro a bote com migrantes
Notícias

Organização Internacional para as Migrações acusa Europa de negar socorro a bote com migrantes

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) acusou os países europeus de negarem socorro a um bote inflável que naufragou no Mar Mediterrâneo com mais de 100 pessoas a bordo.

“Os Estados permaneceram inertes e se recusaram a agir para salvar as vidas de mais de 100 pessoas. Elas imploraram e lançaram chamadas de emergência por dois dias antes de afundar no cemitério azul do Mediterrâneo. Esse é o legado da Europa?”, disse no Twitter Safa Msehli, porta-voz da OIM, organização ligada às Nações Unidas (ONU).

https://www.provincia.biella.it/

Os primeiros alertas a respeito do bote foram lançados pelo Alarm Phone, sistema que oferece uma linha direta para migrantes e refugiados em perigo no Mediterrâneo. O serviço diz que a Frontex, agência da União Europeia para controle de fronteiras, sabia da emergência, mas deixou os migrantes se afogarem.

O navio Ocean Viking, da ONG SOS Méditerranée, só alcançou a embarcação na última quinta-feira, mas os socorristas encontraram o bote de cabeça para baixo e rodeado por uma dezena de corpos. Como o mar estava muito agitado, a equipe do Ocean Viking não conseguiu se aproximar para remover os cadáveres das vítimas.

“Nós tentamos chegar através de uma tempestade e de uma noite com ondas de até seis metros. Lá fora, em algum lugar nessas mesmas ondas, estava um bote transportando 120 pessoas. Ou 100, ou 130. Nunca vamos saber porque elas estão todas mortas”, diz um voluntário do navio em um relato publicado nesta sexta pela SOS Méditerranée.

A ONG Sea Watch, que também opera no Mediterrâneo, acusou a União Europeia de negar socorro aos migrantes. “O Ocean Viking chegou no local apenas para encontrar 10 cadáveres”, afirmou a entidade humanitária.

Por meio de uma nota, a Frontex disse estar “profundamente entristecida” com a tragédia e afirmou ter avisado os “centros de socorro nacionais de Itália, Malta e Líbia, como previsto pelo direito internacional”. “Emitimos diversas chamadas de socorro para alertar todos os navios nas proximidades”, afirma o comunicado.

Já o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, que é italiano, cobrou que os governos deem poderes para a UE intervir e salvar vidas no Mediterrâneo. “Está claro que as políticas nacionais não são capazes de gerir com humanidade e eficácia os movimentos de migrantes e solicitantes de refúgio”, acrescentou.

Itália

https://www.provincia.biella.it/

O bote inflável havia partido da Líbia, país cuja Guarda Costeira é treinada e financiada pela Itália. Em uma visita recente a Trípoli, o premiê italiano, Mario Draghi, chegou a “expressar satisfação” pela gestão da crise migratória por parte da nação africana, embora ONGs acusem as autoridades líbias de prenderem migrantes e refugiados resgatados no Mediterrâneo em campos de concentração.

“Mais uma terrível tragédia no Mediterrâneo com mais de 100 pessoas afogadas, algo que podia muito bem ter sido evitado. É uma enésima vergonha para a Europa, mas também para nosso país. Caro Draghi, você ainda acha que é preciso agradecer à Guarda Costeira líbia?”, ironizou o deputado Nicola Fratoianni, líder do partido

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), pelo menos 8.670 pessoas atravessaram a rota do Mediterrâneo Central em 2021, quase o dobro do número registrado no mesmo período do ano passado (4.666).

No entanto, 357 migrantes morreram ou desapareceram tentando concluir a travessia, crescimento de 140% em relação a 2020, sendo que o pico das viagens costuma acontecer em julho e agosto, no verão do Hemisfério Norte, quando as condições do mar são melhores.

Você pode se interessar também por ...

Primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi visita o Brasil no próximo dia 9 de março
Obra-prima italiana, ópera “Don Pasquale” é apresentada em São Paulo
Giorgia Meloni critica Flotilha Global Sumud: “Palestinos não são prioridade”
UNIÃO EUROPEIA: Após acordo, premier da Grécia, Alexis Tsipras, renuncia ao cargo
Ministro italiano Franco Frattini diz que Itália está pronta para ajudar a a Turquia
TAGGED:Organização Internacional para as Migrações acusa Europa de negar socorro a bote com migrantes
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?