Notícias

Itália protesta contra decisão da França de impedir entrada de trem com imigrantes africanos

O governo da França fechou sua fronteira para a passagem de um trem que saiu da Itália levando imigrantes africanos, o que provocou um protesto formal do governo italiano. A decisão francesa está sendo classificada pelos italianos como uma violação dos princípios da União Europeia. O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, orientou o embaixador do país em Paris a expressar "o firme protesto do governo italiano às autoridades francesas", disse um comunicado oficial.

Autoridades italianas vêm reclamando da falta de ação da UE diante da crise imigratória que o país vive por estar recebendo um número maior de refugiados do que o normal, que já costuma ser alto. Um dos destinos principais é a ilha de Lampedusa, para onde milhares de africanos costumam partir em barcos. A quantidade de imigrantes aumentou após a onda de levantes populares provocar violência e crises humanitárias no Norte da África.

Denunciando ter sido abandonada pelos membros do bloco europeu, a Itália começou a expedir permissões temporárias que autorizam os imigrantes a viajar para outros destinos na Europa. A política foi criticada por diversos países da UE, inclusive a França e a Alemanha. Alguns acreditam que a política vai estimular imigrantes a tentarem entrar ilegalmente na Europa.

O ministro italiano do Interior, Roberto Maroni, disse em entrevista a uma TV que o gesto francês foi "incompreensível" e "duro e injustificado com a Itália". Ele disse esperar que "relações amistosas" possam ser restabelecidas com a França em uma reunião no próximo dia 26 que deve ter as questões de imigração como prioridade na agenda.

Além de autoridades, centenas de italianos também questionaram a ação em uma manifestação na estação de Ventimiglia, na fronteira com a cidade francesa de Menton, onde trens foram bloqueados.

Um porta-voz do ministério do Interior francês disse à agência italiana Ansa que a decisão de bloquear trens foi uma medida temporária tomada por questões de segurança devido a manifestações na região.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios