Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: PAÍS FICA EM DUAS PLACAS TECTÔNICAS: Quanto tempo durará a série de terremotos na Itália?
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > PAÍS FICA EM DUAS PLACAS TECTÔNICAS: Quanto tempo durará a série de terremotos na Itália?
Notícias

PAÍS FICA EM DUAS PLACAS TECTÔNICAS: Quanto tempo durará a série de terremotos na Itália?

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A Itália está devastada por uma série de terremotos que atingiram a zona central do país nos últimos dois meses. Foram três terremotos com magnitudes superiores a 5 graus na escala Richter e um outro com 6 graus. O último grande tremor de terra foi sentido nas regiões de Umbria e Marche.

No entanto, nesta madrugada, um tremor menor de 4,2 graus sacudiu a cidade de Norcia e apavorou os italianos novamente. Os abalos dos últimos dois meses provocaram quase 300 mortos, 40 mil desabrigados e ruíram centenas de construções históricas.    

https://www.provincia.biella.it/

Agora, a Itália tenta se reconstruir e preservar o que restou das cidades atingidas.

1) Por que ocorrem tantos terremotos na Itália?

A Itália está localizada sobre a placa tectônica africana e sobre a placa euroasiática, além de várias outras placas menores que se chocam entre si. Os movimentos sísmicos são constantes, mas a magnitude dos tremores depende da quantidade de energia acumulada na terra ao longo dos séculos.

2) O que causou o terremoto de domingo?

Uma falha sísmica de 30 quilômetros se movimentou e provocou o novo tremor de terra, desta vez com magnitude de 6,5 graus. O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) acredita que este novo terremoto esteja relacionado aos anteriores, pois ocorreu em uma zona geológica que já estava ativa e que sofreu influências de outras placas desprendidas do solo nos últimos dois meses. O terremoto de 6,5 graus de ontem foi o mais forte a atingir a Itália desde 1980.

3) Quanto tempo a série de terremotos vai durar?

É impossível prever se haverá novos tremores de terra de grande magnitude. Os especialistas garantem que todo terremoto forte é seguido de várias réplicas menores, mas não dá para excluir a possibilidade de abalos sísmicos maiores também. Isso significa que, com certeza, novos terremotos serão sentidos, no entanto, sem previsão do tamanho do estrago. Dados já recolhidos pelos institutos de pesquisa apontam que o epicentro do terremoto tem se dirigido para o norte da Itália. A placa da África tem se movimentado cerca de 2 cm para o norte a cada ano. O Mar Tirreno, que fica a oeste do país, também está se abrindo pouco a pouco.

https://www.provincia.biella.it/

Esses movimentos estariam contribuindo para a separação dos Montes Apeninos, uma cordilheira que se estende por todo o território italiano. Ao longo da história, a Itália já foi devastada várias vezes por grandes terremotos, que inclusive influenciaram na povoação do país. (Ansa)

Você pode se interessar também por ...

Justiça da Itália retoma caso de juiz desaparecido há mais de 30 anos
Itália revela medalhas dos Jogos de Inverno de 2026
“Cidade de Milão e marca Dolce & Gabana, caminharão juntas”, diz prefeito Giuliano Pisapia
Berlusconi segue estável e sem previsão de alta
MISTERIOSO CASO: Polícia da Itália soluciona assassinato de mais de 100 anos
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Festival de Veneza homenageará Rossellini com exibição de obra-prima restaurada

Fabio Botto
Fabio Botto
4 de julho de 2026
Praias italianas estão entre as mais seguras da Europa, aponta estudo
FSSPX diz que excomunhões do Vaticano foram “injustas”
Papa Leão XIV visita Lampedusa e cobra ação da Europa para proteger e integrar migrantes
Giorgia Meloni agradece homenagem da Venezuela a bombeiros italianos e reafirma apoio
Governo eleva número de italianos mortos após terremotos na Venezuela
FUTEBOL ITALIANO: Napoli anuncia Massimiliano Allegri como novo técnico até 2029
Governo italiano destaca “força da amizade” com EUA apesar de divergências
Redentoristas Transalpinos: Novo grupo tradicionalista anuncia ordenação episcopal sem aval de Leão XIV
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?