Notícias

Países da União Europeia fecham acordo sobre 13º pacote de sanções à Rússia

Os embaixadores dos Estados-membros da União Europeia chegaram a um acordo de princípios sobre a 13ª rodada de sanções contra a Rússia no âmbito da invasão à Ucrânia.

O compromisso foi anunciado pela Bélgica, que ocupa a presidência rotativa da UE e disse que trata-se de “um dos pacotes mais amplos” preparados pelo bloco.

Até mesmo a Hungria, crítica do regime de sanções contra Moscou, apoia a medida.

O texto deve ser aprovado formalmente no próximo dia 24 de fevereiro, no segundo aniversário da invasão russa à Ucrânia, e inclui quase 200 pessoas e empresas, de acordo com o alto representante da União Europeia para Política Externa, Josep Borrell.

Com isso, o número de indivíduos e entidades russos sancionados deve passar de 2 mil. “Com este pacote, estamos tomando novas ações contra empresas envolvidas na evasão [às sanções anteriores] e nos setores de defesa e militar”, disse Borrell.

A expectativa é de que a nova rodada de sanções também englobe a morte do dissidente russo Alexei Navalny, vítima de um suposto mal súbito na colônia penal no Ártico onde estava encarcerado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios