Variedades

Palio de Siena é cancelado pela primeira vez desde 2ª Guerra Mundial

Tradicional corrida de cavalos costuma reunir multidões

O Palio de Siena, uma das competições esportivas mais tradicionais da Itália, não será realizado em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, algo inédito desde a Segunda Guerra Mundial.

A decisão foi tomada em uma reunião do prefeito Luigi De Mossi com os representantes das 17 “contrade” (distritos) da cidade. O Palio acontece anualmente em 2 de julho e 16 de agosto, e as corridas deste ano chegaram a ser adiadas para agosto e setembro, mas tiveram de ser canceladas para evitar aglomerações.

Com origens que remontam à Idade Média, a disputa acontece duas vezes por ano na bela Piazza del Campo, coração do centro histórico de Siena, na Toscana. Ambas as provas são dedicadas à Virgem Maria.

Entre os 17 cavalos que representam cada contrada de Siena, 10 são escolhidos para dar três voltas na praça, passando ao redor de uma multidão ensandecida e debaixo de sacadas tomadas de gente.

O vencedor leva para seu distrito um estandarte criado especialmente para cada edição do Palio, além da glória de ter derrotado as “contrade” adversárias. A corrida também é alvo frequente de ONGs animalistas, que denunciam supostos maus-tratos aos cavalos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios