Notícias

Papa Bento XVI celebra Missa de Pentecostes

A Igreja é católica, isto é, aberta a todos, desde o primeiro momento, porque “desde o primeiro instante o Espírito Santo a criou como a Igreja de todos os povos que abraça o mundo inteiro, supera todas as fronteiras de raça, classe, nação; derruba todas as barreiras e une os homens na profissão do Deus uno e trino”: foi o que afirmou o Papa Bento XVI na homilia da missa na Solenidade de Pentecostes, por ele presidida na Basílica de São Pedro, na manhã deste último domingo.

Bento XVI recordou que “o Espírito Santo vivifica a Igreja. Ela não deriva da vontade humana, da reflexão, da habilidade do homem e da sua capacidade de organização, porque se assim fosse há muito tempo ela já teria morrido, assim como passa cada coisa humana. Mas ela é ao invés, o Corpo de Cristo, animada pelo Espírito Santo”. Além disso, a Igreja “é santa, não graças à capacidade de seus membros, mas porque Deus mesmo, com seu Espírito, a cria, a purifica e a santifica sempre”.

O Papa explicou então o que acontece com a descida do Espírito Santo: “da confusão de Babel, daquelas vozes que se elevam uma contra a outra, ocorre uma transformação radical: a multiplicidade torna-se multiforme unidade, da força unificadora da Verdade cresce a compreensão”. O Espírito Santo faz com que nos entendamos, mesmo na diversidade de línguas, por meio da fé, da esperança e do amor, forma-se a nova comunidade da Igreja de Deus”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios