Notícias

Papa Bento XVI condena ataques realizados na Irlanda do Norte

O papa Bento XVI condenou nesta quarta-feira os atentados ocorridos nos últimos dias na Irlanda do Norte, que feriram quatro pessoas e levaram à morte outras três. 

 

Em um apelo ao término da audiência-geral, o Pontífice disse que "recebeu com profunda dor as notícias do assassinato de dois jovens soldados britânicos e de um agente de polícia". 

 

Afirmando dar a sua "proximidade espiritual às famílias das vítimas e aos feridos", o Papa exprimiu "a mais forte condenação por tais atos de terrorismo, que, além de profanarem a vida humana, põem em perigo o processo político em curso na Irlanda do Norte e ameaçam terminar com a esperança dada à região e ao mundo". 

 

"Rezo ao Senhor para que ninguém se deixe vencer novamente pela horrenda tentação de praticar a violência, mas, sim, para que multipliquem os esforços para continuar a construir uma sociedade pacífica, justa e reconciliada, por meio da paciência do diálogo", apelou Bento XVI. 

 

No último sábado, dois soldados britânicos foram mortos e quatro pessoas ficaram feridas em um atentado contra um quartel localizado ao norte da capital do país, Belfast. 
 

No dia seguinte, o IRA Real, grupo dissidente do Exército Republicano Irlandês (IRA), assumiu a autoria do ataque. 

 

Outro policial foi morto na segunda-feira, em uma emboscada a 40 quilômetros de Belfast, mas nenhuma organização reivindicou a autoria deste atentado até o momento. 

 

Os conflitos na Irlanda do Norte são causados, principalmente, por desavenças políticas e religiosas. Parte da população protestante defende que o país deve continuar sob o domínio de Londres, enquanto os católicos da região lutam pela anexação da Irlanda do Norte à República da Irlanda.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios