Notícias

Papa Bento XVI destaca a importância do perdão

O papa Bento XVI destacou a importância do perdão nos conflitos internacionais, em uma mensagem à presidente da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, Mary Ann Glendon, por ocasião da plenária da instituição pontifícia dedicada aos 50 anos da encíclica "Pacem in terris", do papa João XXIII.

"A noção de perdão precisa encontrar seu caminho no discurso internacional sobre a resolução de conflitos para mudar a linguagem estéril de recriminações recíprocas, que não leva a lugar nenhum", defendeu o Papa.

Para ele "o perdão não é a negação do mal realizado, mas a participação do processo de santificação e do amor de Deus, que reconcilia e ressuscita".

Em sua mensagem, Joseph Ratzinger atesta que "os erros históricos e as injustiças podem ser superados só homens e mulheres se inspirarem em uma mensagem de santificação e esperança, uma mensagem que oferece um caminho para ir além, além dos impasses que geralmente travam os povos e as nações em um círculo vicioso de violência".

Desde 1963, ano em que João XXIII escreveu a "Pacem in terris", "alguns dos conflitos que pareciam insolúveis passaram. Tenhamos coragem enquanto lutamos pela paz no mundo, vamos confiar que o nosso objetivo comum é um mundo no qual a dignidade de cada pessoa esteja de acordo com o devido respeito, e possa trazer frutos e trará frutos", afirmou o Pontífice.

A força da encíclica, segundo Bento XVI, está em uma "antropologia que reconhece as criaturas humanas na imagem do Criador, a exemplo da que está no cerne da doutrina social da Igreja".
  

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios