Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Papa Francisco diz que foi usado para tentar evitar eleição de Bento XVI no Conclave de 2005
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Catolicismo Romano > Papa Francisco diz que foi usado para tentar evitar eleição de Bento XVI no Conclave de 2005
Catolicismo Romano

Papa Francisco diz que foi usado para tentar evitar eleição de Bento XVI no Conclave de 2005

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O papa Francisco revelou que foi “usado” para tentar impedir que Joseph Ratzinger fosse eleito Pontífice durante o Conclave de 2005.

A declaração consta no livro de entrevistas com título original em espanhol “El Sucesor” sobre suas memórias e relação com seu antecessor Bento XVI, escrito pelo jornalista espanhol Javier MartínezBrocal

https://www.provincia.biella.it/

“Naquele conclave eles me usaram. Antes de continuar, direi uma coisa. Os cardeais juram não revelar o que acontece no conclave, mas os Papas têm licença para contar”, explica Francisco.

“Aconteceu que obtive 40 votos dos 115 na Capela Sistina. Foram suficientes para impedir a candidatura do cardeal Joseph Ratzinger, porque, se tivessem continuado a votar em mim, ele não teria conseguido chegar aos dois terços necessários para ser eleito Papa”, contou o argentino.

Quando questionado se não poderiam ter eleito ele próprio, Jorge Bergoglio disse que “essa não foi a ideia de quem estava por trás dos votos”. “A manobra consistiu em colocar meu nome, bloquear a eleição de Ratzinger e depois negociar um terceiro candidato diferente. Disseram-me mais tarde que não queriam um Papa ‘estrangeiro'”, acrescentou.

Segundo Francisco, “foi uma manobra e tanto” e “a ideia era bloquear a eleição do cardeal Joseph Ratzinger. Eles me usaram, mas atrás deles já pensavam em propor outro cardeal. Eles ainda não conseguiram superar isso”.

“Nós concordamos sobre quem, mas eles estavam prestes a dizer um nome”, lembrou.

Quando questionado sobre quando isso aconteceu, o atual Papa explica: “O conclave começou na segunda feira, 18 de abril de 2005. A primeira votação ocorreu à tarde. Esta operação ocorreu na segunda ou terceira votação, na terça-feira, 19 de abril de 2005, pela manhã. Quando percebi, à tarde, disse a um cardeal latino-americano, o colombiano Darío Castrillón: ‘Não brinque com a minha candidatura, porque agora eu digo que não aceito, hein? Deixe-me aqui’. E aí Benedito foi eleito.”

O Santo Padre também explicou que Ratzinger era o seu “candidato”. “Ele era o único que podia ser Papa naquela época. Depois da revolução de João Paulo II, que foi um Pontífice dinâmico, muito ativo, empreendedor, viajante. Um Papa que manteve um equilíbrio saudável, foi necessário. Um Papa de transição”.

https://www.provincia.biella.it/

Por fim, Francisco reiterou que ficou muito feliz com a eleição de Ratzinger, como já disse em sua primeira coletiva de imprensa a bordo de um avião, ao retornar do Rio de Janeiro.

“E é verdade. Se tivessem escolhido alguém como eu, que causa tantos problemas, eu não teria podido fazer nada. Era um homem que acompanhava o novo estilo e não foi fácil para ele, né? Ele encontrou muita resistência no Vaticano”

Você pode se interessar também por ...

CATOLICISMO ROMANO: Cardeal revela suposta trama secreta para substituir Bento XVI por Francisco
Cerca de 150 mil pessoas já passaram por velório do Papa
Papa cobra que padres não criem divisões na Igreja
Vaticano diz que EUA e Israel devem cessar ataques no Oriente Médio
Papa Leão XIV defende projetos de paz e critica estratégias armadas
TAGGED:Papa Francisco diz que foi usado para tentar evitar eleição de Bento XVI no Conclave de 2005
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?