Notícias

Papa Francisco nomeia secretário de Congregação para Doutrina da Fé

O papa Francisco anunciou que o padre Giacomo Morandi é o novo secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, uma das mais importantes entidades dentro da estrutura da Igreja Católica.   

O italiano de 52 anos era sub-secretário da Congregação e está no dicastério responsável por zelar sobre a tradição católica desde outubro de 2015. Morandi, que será elevado ao título de arcebispo, substituirá o espanhol Luis Francisco Ladaria Ferrer, que foi alçado ao posto de prefeito da mesma Congregação em uma mudança polêmica no Vaticano.   

Considerado um especialista em bíblia, o padre é doutor em Teologia e tem uma longa carreira de estudos bíblicos, tendo desenvolvido toda a sua vida religiosa em paróquias italianas, especialmente, em Modena.   

“Como diocese estamos honrados pela escolha do papa Francisco, que reconhece em um dos nossos sacerdotes as qualidades para levar adiante um serviço muito delicado e complexo da Igreja universal. A data da ordenação ainda não foi fixada, mas pode ser no fim de setembro”, informou o bispo de Modena, Erio Castellucci.   

– Mudanças na Congregação: O anúncio do nome de Morandi vem cerca de 20 dias depois da polêmica decisão do Pontífice de não renovar o mandato do prefeito da Congregação, o cardeal alemão Gerhard Ludwig Müller.   

O religioso estava no cargo há cinco anos e sua posição não foi renovada por Jorge Mario Bergoglio, em um gesto inédito nos quase 500 anos de história da Congregação.   

Segundo fontes ligadas ao poder na Santa Sé, a decisão foi tomada pelas posições conservadoras do alemão – que muitas vezes foram opostas as de Francisco.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios