Notícias

Jornalista italiano Roberto Saviano pede para Suíça monitorar contas de mafiosos

O jornalista italiano Roberto Saviano lançou um apelo às autoridades suíças para que acabem com o sigilo bancário e constituam uma "comissão de investigação sobre todos os bancos e todas as contas suspeitas" de vínculo com a máfia.

Saviano definiu a Suíça como "o cofre europeu mais seguro para as máfias", e pediu para que "criem esta comissão de investigação, e eu poderia ser seu presidente, se as autoridades aprovarem minha proposta, iria imediatamente viver no país".

"Até agora, todas as máfias que pesquisei utilizam a Suíça: a Camorra, a Cosa Nostra, a 'Ndrangheta ou a Sacra Corona Unita", disse o jornalista, listando as organizações mafiosas das regiões italianas da Campânia, Sicília, Calábria e Puglia, respectivamente.

Segundo Saviano, "as máfias italianas sempre tiveram medo de serem ativas na Suíça, porque se um dia ficarem no centro das atenções, isto obrigaria o governo a tomar uma posição sobre o tema, a política pressionaria os bancos e as máfias perderiam sua liberdade de ação financeira".

O jornalista informou que ocasionalmente colaborou com agentes da polícia suíça, "mas nunca trabalhei com as autoridades suíças, o maior problema no país é que não existe uma jurisprudência em matéria de luta contra a máfia".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios