Notícias

Morre aos 82 anos ex-presidente italiano Francesco Cossiga

O ex-presidente da República italiana e senador vitalício Francesco Cossiga morreu nesta terça-feira aos 82 anos no Hospital Agostino Gemelli de Roma.

Cossiga foi internado em 9 de agosto passado por uma leve insuficiência cardiorrespiratória, mas suas condições pioraram nos dias seguintes.

O ex-presidente nasceu em Sassari, na Sardenha, em 26 de julho de 1928. Ele foi o oitavo presidente da República Italiana com 57 anos e governou de 1985 a 1992. Sua longa carreira política, de mais de 50 anos, inclui ainda cargo de primeiro-ministro e ministro do Interior.

Figura do alto escalão do Partido Cristão-Democrata, que governou a Itália no período de pós-guerra antes de entrar em colapso com o escândalo Bribesville no início dos anos 90.

Cossiga era um político conhecido por seus comentários sinceros. Ele foi ministro do Interior quando as Brigadas Vermelhas sequestraram e mataram o líder da Democracia Cristã, Aldo Moro, em 1978. Ele renunciou quando o corpo de Moro foi encontrado, como uma reivindicação do fracasso em encontrá-lo vivo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios