
O Papa Leão XIV alertou para o enfraquecimento do valor da dignidade humana e voltou a pedir o fim dos conflitos armados que afligem diversas partes do mundo, em um momento em que a guerra voltou a estar “na moda”.
A declaração foi feita durante a audiência geral realizada na Sala Paulo VI, no Vaticano, diante de milhares de fiéis.
“Rezemos pela paz, em um momento da história que parece marcado por uma crescente perda do valor da dignidade humana e no qual a guerra voltou a estar na moda”, afirmou o religioso, ao saudar os fiéis de língua portuguesa.
Leão XIV também destacou a necessidade de buscar alternativas ao confronto armado: “Que a humanidade de Jesus, que revela o Pai, nos ajude a encontrar caminhos de justiça e reconciliação”.
Durante a homilia, dedicada ao tema “Jesus Cristo revelador do Pai”, o Papa prosseguiu a reflexão sobre a Constituição ‘Dei Verbum’, do Concílio Vaticano II, que iniciou na última semana, enfatizando que, para conhecer Deus, é necessário acolher a “humanidade integral” de Jesus.
Por fim, recordou que é a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e, por isso, pediu ao Senhor que “derramasse o dom do seu Espírito sobre todas as Igrejas espalhadas pelo mundo, para que, por meio dele, os cristãos possam superar as divisões e forjar fortes laços de unidade”.



