
O Papa Leão XIV almoçou com um grupo de mais de 100 pobres atendidos pela Caritas, organização de caridade da Igreja Católica, e afirmou que o ser humano é a “criatura mais bela” que existe.
O evento aconteceu no Borgo Laudato Si, projeto criado pelo finado papa Francisco para promover os ensinamentos de sua encíclica ambientalista homônima, em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma e que abriga o retiro de veraneio dos pontífices.
“Bom apetite a todos”, declarou Leão XIV para as pessoas presentes. “Um lugar tão bonito nos faz lembrar da beleza da natureza, da criação, mas nos faz pensar também que a criatura mais bela foi feita à imagem e à semelhança de Deus, e somos todos nós”, acrescentou.
O Papa foi à cidade de Albano Laziale, vizinha a Castel Gandolfo, para celebrar uma missa no Santuário de Santa Maria della Rotonda, também voltada para operadores da Caritas e pessoas necessitadas atendidas pela organização.
“Somos a Igreja dos pobres, todos preciosos, cada um portador de uma palavra singular de Deus. Cada um é um presente para os outros”, salientou Robert Prevost, pedindo que os católicos “derrubem os muros”.
“A nossa pobreza, a nossa vulnerabilidade e, sobretudo, os fracassos pelos quais podemos ser desprezados ou julgados são acolhidos na doce força de Deus, um amor incondicional”, disse.
Leão XIV também aproveitou para renovar os apelos por paz no mundo, instando os fiéis a ser “portadores de fogo, mas não o fogo das armas ou das palavras, e sim o fogo do amor e da bondade”.