Catolicismo Romano

Papa Leão XIV diz que prejudicar professores compromete futuro

O Papa Leão XIV defendeu a “grande contribuição” de professores para a sociedade, criticando os que “não valorizam” o papel desses profissionais para a construção do futuro.

“Prejudicar o papel social e cultural dos educadores compromete o próprio futuro. Uma crise na transmissão do conhecimento traz consigo uma outra para a esperança”, declarou Robert Prevost.

O pontífice demonstrou preocupação quanto ao crescimento de “sintomas de uma fragilidade interior generalizada, em todas as idades, em ambientes educacionais”.

“Não podemos ignorar esses silenciosos pedidos de socorro. Pelo contrário, devemos nos esforçar para identificar suas causas subjacentes”, falou o líder da Igreja Católica, citando como principal exemplo da causa a inteligência artificial, que “com seu conhecimento técnico frio e padronizado, pode isolar ainda mais os estudantes, dando-lhes a ilusão de não precisarem dos outros ou, pior, [trazendo-lhes] o sentimento de serem indignos”.

Para contornar a questão, o Papa convidou o setor da educação, em particular os professores, “a fazer dos valores da interioridade, da unidade, do amor e da alegria, os seus alicerces”.

“No campo da educação, todos podem se perguntar qual o compromisso assumido para atender às necessidades mais urgentes, qual o esforço para construir pontes de diálogo e paz, superando preconceitos ou visões limitadas e responder às necessidades dos mais vulneráveis, pobres e excluídos”, disse Prevost. Para ele, “a resposta reside precisamente no amor”. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios