Catolicismo Romano

Papa Leão XIV envia ajuda alimentar para famílias de Kharkiv

O Papa Leão XIV enviou ajuda alimentar para moradores de algumas áreas de Kharkiv, na Ucrânia, devastadas pelos recentes ataques massivos de mísseis e drones deflagrados pela Rússia.

A doação foi feita através da Esmolaria Apostólica, organismo da Santa Sé que coordena os projetos de caridade do pontífice, informou o Vatican News.

“O Santo Padre nos pediu para agirmos o mais rápido possível”, explicou o cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro pontifício, relatando sua conversa com o Pontífice sobre o envio da ajuda.

“A caridade nunca tira férias!”, enfatizou o cardeal.

Segundo o religioso, nos últimos dias, caminhões carregados com pacotes de comida enlatada, óleo, massa, carne, peixe, especialmente atum, partiram da Basílica de Santa Sofia, em Roma, rumo ao vilarejo de Staryi Saltiv e a cidade de Shevchenkove, ambas na região de Kharkiv.

A igreja na capital da Itália é, desde 2022, o centro da solidariedade de toda a cidade para com a população da Ucrânia, palco de uma invasão deflagrada pela Rússia há mais de três anos.

As cestas básicas foram fornecidas pela Sagrada Ordem Militar Constantiniana de São Jorge, uma organização que promove atividades espirituais, culturais e beneficentes de acordo com os princípios cristãos na Itália e no mundo, e entregues diretamente às famílias sobreviventes dos ataques russos.

Cada caixa tinha uma inscrição em ucraniano e italiano: “Doação do papa Leão XIV para a população de Kharkiv”.

O Santo Padre está em Castel Gandolfo para um período de descanso, mas tem realizado iniciativas de solidariedade em prol de populações afetadas pela guerra.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios