Catolicismo Romano

Papa Leão XIV pede renovação de compromisso com reformas da Igreja

Em sua primeira reunião com todos os cardeais da Igreja Católica, o Papa Leão XIV pediu aos altos clérigos para renovarem o compromisso com as principais reformas instituídas pelo histórico Concílio Vaticano II, na década de 1960.

A medida inclui celebrações de missas em línguas locais, em vez do sacerdote usar apenas o latim, e a promoção do diálogo com outras religiões.

“Gostaria que renovássemos juntos hoje nossa plena adesão, nesta jornada, ao caminho que a Igreja universal vem seguindo há décadas na esteira do Concílio Vaticano II”, apelou Robert Francis Prevost, primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos.

Leão XIV destacou ainda que o falecido “papa Francisco retomou e atualizou com maestria o conteúdo da Exortação Apostólica Evangelii gaudium”, documento considerado o programa dos 12 anos de pontificado no qual o argentino frisou o pedido por uma “Igreja em saída”, mais missionária, e enfatizou a necessidade de uma maior inclusão social dos pobres, do estabelecimento da paz e de um diálogo social.

Prevost aproveitou para destacar alguns pontos fundamentais, como “o retorno à primazia de Cristo no anúncio; a conversão missionária de toda a comunidade cristã; o crescimento da colegialidade e da sinodalidade; a atenção ao sensus fidei (sentido da fé), especialmente em suas formas mais específicas e inclusivas, como a piedade popular; e o cuidado amoroso com os últimos e os descartados.

Além disso, ressaltou “o diálogo corajoso e confiante com o mundo contemporâneo em seus vários componentes e realidades”.

“Estes são princípios do Evangelho que sempre animaram e inspiraram a vida e a obra da Família de Deus, valores através dos quais o rosto misericordioso do Pai se revelou e continua a revelar-se no Filho feito homem, esperança última de quem procura sinceramente a verdade, a justiça, a paz e a fraternidade”, enfatizou o religioso.

Relatos apontaram que, após o discurso do Papa, ocorreram várias intervenções dos cardeais, sendo que muitos deles retornaram aos temas já abordados nas Congregações Gerais. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios