Catolicismo Romano

Papa Leão XIV visitará Mesquita Azul em viagem à Turquia

O Papa Leão XIV realizará uma visita histórica à Mesquita Azul, um dos templos religiosos mais importantes de Istambul, durante sua primeira viagem apostólica à Turquia, entre o fim de novembro e o início de dezembro.

A programação completa da viagem, que também inclui uma passagem pelo Líbano, foi divulgada pelo Vaticano.

No território libanês, a agenda prevê um encontro ecumênico e inter-religioso, além de uma oração silenciosa no local da explosão do porto de Beirute, que em 2020 provocou centenas de mortes e destruição generalizada.

A viagem acontecerá entre 27 de novembro e 2 de dezembro, com passagem por oito locais diferentes nos dois países, consolidando esforços de aproximação entre comunidades religiosas e apoio às populações locais.

O Papa partirá de Roma, do aeroporto de Fiumicino, às 7h40 (horário local), do dia 27 de novembro, com chegada prevista a Ancara às 12h30. Após a recepção oficial, visitará o Mausoléu de Atatürk e, em seguida, encontrará o presidente da Turquia, Recep Tayyp Erdogan e outras autoridades, além da sociedade civil e do corpo diplomático, proferindo seu primeiro discurso da viagem. Ainda no mesmo dia, seguirá para Istambul.

Em Istambul, no dia 28 de novembro, Leão XIV participará de encontros de oração com bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos na catedral do Espírito Santo, visitará um lar de idosos das Pequenas Irmãs dos Pobres e seguirá para Niceia, onde ocorrerá um encontro ecumênico de oração nos arredores das ruínas da antiga Basílica de São Neófito, em Iznik.

Em 29 de novembro, haverá uma série de eventos em Istambul: visita à Mesquita Sultan Ahmet (Mesquita Azul), encontro com líderes das comunidades cristãs na Igreja Ortodoxa Siriaca de Mor Ephrem, celebração da Doxologia na Igreja Patriarcal de São Jorge, encontro com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I e assinatura de uma declaração conjunta, e uma missa na Volkswagen Arena.

Já no dia seguinte, ainda em Istambul, o líder da Igreja Católica visitará a Catedral Armênia, participará da Divina Liturgia na Igreja Patriarcal de São Jorge, realizará uma bênção ecumênica e almoçará com o patriarca de Constantinopla, antes de seguir para Beirute, no Líbano, onde chegará às 15h45.

No país, o Pontífice terá encontros com o presidente da República, o líder da Assembleia Nacional, o primeiro-ministro e demais autoridades, proferindo seu discurso.

No dia 1º de dezembro, visitará o Mosteiro de São Maroun em Annaya, rezará sobre o túmulo de São Charbel, o santo mais famoso do país, e seguirá para Harissa, no Santuário de Nossa Senhora do Líbano, para encontros com bispos, sacerdotes e religiosos.

Também haverá um encontro ecumênico e inter-religioso na Praça dos Mártires, além de uma reunião com jovens em Bkerké.

Por fim, em 2 de dezembro, Robert Prevost visitará o hospital “De la Croix”, em Jal el Dib, e realizará uma oração silenciosa no porto de Beirute, local da explosão de 4 de agosto de 2020. A missa ocorrerá na Orla de Beirute e, em seguida, o Santo Padre retornará a Roma, com chegada prevista às 16h10 (horário local), no aeroporto de Fiumicino. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios