Catolicismo RomanoNotícias

Papa morreu em decorrência de AVC e falência cardíaca

O Vaticano divulgou um atestado médico confirmando que Jorge Bergoglio faleceu em decorrência de um derrame cerebral (AVC) e de um “colapso cardiocirculatório irreversível”.

“Certifico que Sua Santidade Francesco (Jorge Mario Bergoglio), nascido em Buenos Aires (Argentina) em 17 de dezembro de 1936, residente na CIdade do Vaticano, cidadão vaticano, faleceu às 7h35 [horário local] do dia 21 de abril de 2025, em seu apartamento na Casa Santa Marta, por derrame cerebral, coma e colapso cardiocirculatório irreversível”, diz o documento assinado por Andrea Arcangeli, chefe da Direção de Saúde e Higiene da Cidade-Estado.

O atestado relata ainda que o paciente foi atingido por “episódio pregresso de insuficiência respiratória aguda devido a uma pneumonia bilateral polimicrobiana”, por “bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2”. “A morte foi determinada por eletrocardiograma. Declaro que as causas da morte, segundo meu conhecimento e consciência, são as acima indicadas”, acrescenta o documento.

Francisco fez sua última aparição pública no último domingo (20), na loggia central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para a bênção “Urbi et Orbi” (“À cidade e ao mundo”), que é pronunciada pelo pontífice sempre nos dias de Páscoa e Natal e aborda as principais crises da atualidade, mas, com visíveis dificuldades para falar, confiou a leitura do texto a um colaborador.

“Caros irmãos e irmãs, boa Páscoa”, disse Jorge Bergoglio, com a voz ainda fraca e ofegante, para os 35 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro, onde foi possível ouvir gritos de “viva o Papa”.

Em seguida, Jorge Bergoglio encarregou o mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, Diego Ravelli, de ler a bênção pascal, que alertou para o estado atual do mundo, pedindo o fim dos conflitos armados em diversos países.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios