
O Istituto Italiano de Cultura de São Paulo, parceiro da Rádio Italiana, traz a São Paulo Stefano Bollani, um dos principais jazzistas do mundo na atualidade, que se apresentará em São Paulo em 15 de outubro às 21h00 no Auditório Ibirapuera.
Bollani já se apresentou nos melhores palcos do mundo como o Scala de Milão e o Umbria Jazz, tocou com músicos de fama internacional, entre eles Richard Galliano, Gato Barbieri, Pat Metheny e Greg Osby, e é considerado um show man, clownesco e que interage bem com o público, o que atrai ainda mais fãs.
Entre os brasileiros o músico italiano contribuiu com Hamilton de Holanda, Toninho Horta, Zé Renato, Nilze Carvalho, Ná Ozzetti, Marcos Sacramento e Monica Salmaso, os últimos dois garantiram presença na apresentação.
Mais informações
Local: Auditório Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/no., Portão 2 – Vila Mariana
Horário: 21h00
Preço dos Ingressos: R$30,00 inteira e R$15,00 meia entrada
Quem é Stefano Bollani (artigo feito pelo Istituto Italiano di Cultura)
Stefano Bollani, (Milano, 5/12/1972) è conhecido por ser um dos melhores pianistas jazz do mundo na atualidade. Fantástico show man, clownesco, exuberante é considerado “Gran Visir dello Swing italiano” e se apresentou com célebres musicos ( Richard Galliano, Gato Barbieri, Pat Metheny, Greg Osby…) nos palcos mais prestigiosos do mundo ( do Umbria Jazz ao festival de Montreal, até a Scala de Milão).
Seus discos mais recentes são o resultado da intensa colaboraçao junto ao trompetista Enrico Rava, a partir de 1996: “The third man” (ECM 2007), (melhor disco do ano segundo a revista americana AllaboutJazz e a italiana Musica jazz) e “New York days” (ECM 2009), junto com Mark Turner, Larry Grenadier e Paul Motian.
“Bollani Carioca” (2006), que nasceu da sua paixão pelo Brasil, é o disco onde o artista revisita as mais famosas músicas da MPB, como “Samba e amor” do Chico Buarque, “Luz negra” de Nelson Cavaquinho e “Valsa brasileira” (Edu Lobo- Chico Buarque), gravado no Rio de Janeiro com dois músicos italianos e os brasileiros Marco Pereira( vioão), Jorge Helder, (baixo), Jurim Moreira (bateria), Zé Nogueira (sax soprano) e Armando Marçal (percussões).
Sua primeira visita musical ao Brasil foi em 2006, quando abriu, com seu grupo “I visionari”, os concertos de Ahmad Jamal e Herbie Hancock no TIM Jazz Festival.
Bollani colaborou com muitos artistas do cenário brasileiro atual: Hamilton de Holanda, Toninho Horta, Marcos Sacramento, Ze' Renato, Monica Salmaso, Nilze Carvalho, Na' Ozzetti.
Em 2007, Bollani se apresentou numa comunidade carente de Laranjeiras, bairro do Rio de Janeiro, sob os auspícios do Ministério da Cultura do Brasil e do Governo da região da Úmbria na Itália.
Em 2008, encerrou o projeto “Interseções”, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, tendo como convidados Ná Ozzetti, Zé Renato, Marcos Sacramento, Zé Nogueira e Nilze Carvalho. O concerto foi fantástico!
Este CD “Bollani Carioca” vai ser lançado oficialmente pelo selo MP.B no próximo dia 14 de outubro às 19 horas no SESC Ginástico (R. Graça Aranha 187 – Centro) no Rio de Janeiro, com os grandes músicos brasileiros que gravaram originalmente o disco.
Em breve será lançado seu novo disco pela ECM “Stone in the water”, gravado em Nova York: seis músicas originais às quais se juntam incursões no amado Brasil de Caetano Veloso, Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes.