Notícias

Parlamentar europeu propõe que Itália venda suas reservas de ouro para pagar parte de sua dívida

O presidente da comissão parlamentar de assuntos europeus do Bundestag (parlamento alemão), Gunther Krichbaum, propôs que a Itália venda suas reservas em ouro para pagar parte de sua dívida pública.

"Por meio de uma venda a Itália poderia, considerado o alto valor [do ouro], reduzir sensivelmente seu débito", afirmou Krichbaum em entrevista ao jornal Rheinischen Post.

A sugestão do parlamentar foi uma resposta às especulações sobre um possível comprometimento das reservas de ouro do Banco Central alemão com o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (Feef) em caso de uma piora na situação econômica da Itália.

A situação da economia italiana também foi alvo de comentários do primeiro-ministro da Finlândia, Jyrki Katainen, que pediu que a Itália "respeite o que prometeu".

O chefe do Governo finlandês revelou que teme "que a Europa esteja repetindo alguns erros" na gestão da crise da dívida por causa de falhas de algumas partes em cumprir regras comuns.

A União Europeia (UE) espera hoje uma declaração do ministro italiano da Economia, Giulio Tremonti, que deve detalhar as medidas para garantir o cumprimento dos compromissos apresentados pelo primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, para evitar que a dívida pública mergulhe a Itália em uma crise.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios