Notícias

Partido Democrático perde eleições em importantes cidades italianas, em eleições municipais

O segundo turno das eleições em 148 localidades da Itália trouxe derrotas inesperadas para o Partido Democrático (PD), do primeiro-ministro Matteo Renzi: Livorno, Padova, Perugia e Potenza. Porém, o partido conseguiu duas cidades que sempre foram redutos dos partidos de direita: Bergamo e Pavia.

Mas, a nova rodada de eleições não empolgou os italianos: apenas 49,5% dos mais de 4 milhões que tinham direito a voto foram às urnas – contra 70,6% no primeiro turno. Em um panorama geral, das 148 cidades cerca de um terço ficou para a centro-esquerda e dois terços para partidos de direita.

A maior derrota para o PD foi em Livorno, onde Filippo Nogarin, do Movimento 5 Estrelas (MS5), derrotou Marco Ruggeri por 53,06%. A cidade é o berço do Partido Comunista Italiano e, nos últimos 70 anos, foi governada por partidos de esquerda.

As derrotas nas grandes cidades ofuscou as conquistas do PD no primeiro turno, onde o partido de Renzi havia sido eleito em Piemonte e Abruzzo, além de seis capitais de províncias que sempre foram redutos de direita.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios