Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Permanência do italiano Cesare Battisti no Brasil é concedida pelo Conselho Nacional de Imigração
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Permanência do italiano Cesare Battisti no Brasil é concedida pelo Conselho Nacional de Imigração
Notícias

Permanência do italiano Cesare Battisti no Brasil é concedida pelo Conselho Nacional de Imigração

Fabio Botto
Compartilhar
Cesare Battisti
Compartilhar

Cesare BattistiFoi concedido nesta quarta-feira, o pedido de permanência para o ex-ativista de esquerda Cesare Battisti pelo Conselho Nacional de Imigração. O pedido foi aprovado por 14 votos contra 2, com uma abstenção. Com o visto, Battisti passará a ter os mesmos direitos de qualquer brasileiro, menos aqueles destinados apenas aos cidadãos natos, como votar. A partir de agora, o italiano pode trabalhar e viver no país por tempo indeterminado.

A autorização de permanência é um pré-requisito para a concessão do visto definitivo, que é tarefa do Ministério das Relações Exteriores. Recentemente, Battisti foi libertado depois de mais de 4 anos preso no Brasil, a espera da resposta para o pedido de extradição feito pelo governo da Itália.

https://www.provincia.biella.it/

O visto permanente só poderá ser emitido pelo Ministério das Relações Exteriores, após a decisão ser informadas ao Ministério da Justiça.

Em 1988, Battisti foi condenado à revelia à prisão perpétua na Itália pelos assassinatos de quatro pessoas, na década de 1970. Na época, o ex-ativista integrava a organização Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Porém, o ex-ativista nega participação nos crimes. Para os italianos, ele é um criminoso comum, mas no Brasil, é tratado como um perseguido político.

De Paris, Cesare Battisti fugiu para o Brasil, onde foi preso como imigrante ilegal. Desde 2007, estava na Penitenciária da Papuda, em Brasília, à espera do julgamento do processo de extradição.

Em 2009, o Ministério da Justiça concedeu refúgio político ao italiano, reconhecendo o direito de ele permanecer no país. A decisão, contudo, foi invalidada pelo STF e Battisti retornou à condição de extraditando.

No último dia de seu mandato, o presidente Lula decidiu não extraditar o ex-ativista italiano. No dia 8 de junho, o STF manteve a decisão de Lula e determinou a libertação imediata de Battisti.

Você pode se interessar também por ...

Polícia apreende 700 milhões de euros na maior operação antimáfia da Itália
Itália encerra 2025 com inflação média de 1,5%, diz instituto
POLÊMICA: Órgãos criticam condenação de cientistas italianos
Falha de 20cm pode ter causado descarrilamento em Milão
CAMPEONATO ITALIANO: Juventus empata e 5 jogos terminam em 0 a 0 na Itália
TAGGED:NotíciasPermanência do italiano Cesare Battisti no Brasil é concedida pelo Conselho Nacional de ImigraçãoPermanência do italiano Cesare Battisti no Brasil é concedida pelo Conselho Nacional de ImigraçãoÚltimas Notícias
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Promotores italianos descartam acusação de terrorismo no ataque em Modena

Fabio Botto
Fabio Botto
19 de maio de 2026
Governo italiano anuncia medidas preventivas devido ao surto de Ebola na África
Ministério Públio de Roma investiga tragédia com italianos nas Maldivas como homicídio culposo
Queda do Império Romano trouxe diversidade genética à Europa, diz estudo
Setor de transportes na Itália faz greve em apoio à Flotilha de Gaza
Corpos de dois mergulhadores italianos mortos nas Maldivas são recuperados
Vaticano diz trabalhar com União Europeia para promover paz e dignidade humana
Itália busca acordos para enfrentar “desafios comuns” no G7 em Paris
Matteo Salvini defende revogação da cidadania italiana de estrangeiros que cometem crimes
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?