Notícias

PESQUISA: 50% dos italianos se envergonham do seu país

Um de cada quatro italianos têm vergonha de seu país e 50% têm pelo menos um motivo para se sentirem desconfortáveis em relação à Itália.

É o que fica evidente em uma pesquisa realizada por Ispo (Instituto para os Estudos sobre a Opinião Pública) de Renato Mannheimer, por ocasião do evento 'La storia in piazza', que acontecerá em Genova de 15 a 18 de abril próximos.

Da amostra de 800 entrevistados "muito representativa" da população italiana, é possível constatar que "o sentimento de identidade nacional é generalizado, mas moderado", explica Mannheimer, visto que à pergunta sobre qual é a dimensão territorial com a qual mais se identificam, 46% responderam o Estado, 26% a cidade e 13% a Europa.
     
No total, o sentimento de pertencer à Itália está um pouco abaixo dos dados registrados em 2004. Em particular, 69% dos entrevistados explicaram que, quando pensam no Estado italiano, têm "um sentimento de orgulho e de pertencimento", enquanto que 33% afirmam senti-lo "como algo distante, que não lhe diz respeito". Entre estes últimos, 25% acrescentaram que "se envergonham de fazer parte do país".
     
Um italiano sobre dois também citou um aspecto que o leva a se envergonhar de seu país, liderado por políticos e pela mentalidade. 

O levantamento, que incorpora dados de pesquisas anteriores, especifica que, em relação a 2004, o sentimento de pertencer à Itália caiu de 86% para 83%; o de pertencer à região passou de 81% para 77%; enquanto que aumentou o de pertencer ao município (de 77% para 81%) e à Europa (de 66% para 67%).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios