Notícias

PIB da Itália não cresce desde 2011, mostra Instituto de Estatísticas Italiano

O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália não cresce, em termos conjunturais, desde o segundo trimestre de 2011 anunciou o Instituto de Estatísticas Italiano (Istat). A informação foi divulgada por causa de uma nova base de cálculo adotada pelo órgão. Com isso, os números divulgados até hoje foram todos revisados.

No quarto trimestre de 2013, o PIB italiano caiu -0,1% ao invés dos 0,1% de crescimento anunciados anteriormente. No primeiro trimestre de 2014, a variação ficou nula em relação ao período antecedente, sendo que na antiga estimativa o valor era de -0,1%. Apesar da mudança, os números apontam a mesma estagnação anterior, já que por dois trimestres seguidos a economia não cresceu.

Para o segundo trimestre deste ano, houve revisão para -0,2% em relação ao período anterior e de -0,3% na base anual. Com isso, houve piora nos valores divulgados em 29 de agosto, que mostravam que o PIB estava com -0,2% de retração no ano.

Já na questão do endividamento público em relação ao PIB, o valor foi revisado para 1,1%, 0,4 ponto percentual superior a estimativa anterior. Analisando os dois primeiros trimestres deste ano, o relatório apontou um déficit de 3,8% do PIB, uma piora de 0,3 ponto percentual em relação à análise anterior (3,5%).

A mudança nos cálculos foi anunciada em maio deste ano e está em linha com as regras da União Europeia. Os valores consideram movimentação financeira de atividades ilegais como prostituição, tráfico de drogas e contrabando de cigarros e álcool.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios