Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Pirelli apresenta pneu feito com borracha natural de guaiúle
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Pirelli apresenta pneu feito com borracha natural de guaiúle
Notícias

Pirelli apresenta pneu feito com borracha natural de guaiúle

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A empresa italiana Pirelli apresentou seu primeiro pneu de alto desempenho fabricado a partir de borracha natural de guaiúle, uma espécie de arbusto que cresce normalmente em climas áridos, mas não serve para consumo humano.

Por também ser cultivada com pouca água e sem pesticidas, a planta é uma alternativa viável para a tradicional seringueira, árvore tipicamente brasileira. O composto foi testado recentemente nos campos de provas da companhia na Itália, em um carro Maserati Ghibli.

https://www.provincia.biella.it/

Segundo a Pirelli, foram apenas dois anos entre o início do projeto e o primeiro teste prático nas pistas. O pneu começou a ser desenvolvido em 2013, quando a empresa assinou um acordo de fornecimento exclusivo de borracha natural de guaiúle com a Versalis, que pertence à estatal italiana de petróleo ENI.

Nos campos de provas, o pneu foi submetido a simulações extremas de uso, incluindo situações em piso molhado. Os resultados mostraram o mesmo desempenho de pneus equivalentes feitos com polímeros sintéticos de produtos derivados do petróleo.

O objetivo da Versalis é incorporar a borracha da guaiúle em toda a indústria, desenvolvendo uma ampla plataforma tecnológica.

"Usando uma plataforma tecnológica que visa a utilização integral da guaiúle, será possível produzir pneus e resinas que terão aplicações tanto nas indústrias automotivas quanto no setor de construção civil. Além disso, outros componentes desta matéria-prima poderão ser utilizados nos setores farmacêuticos e de cuidados com a saúde. A parceria com a Pirelli só deve aumentar as chances de sucesso deste projeto"", declarou Sergio Lombardini, diretor de pesquisa e desenvolvimento e tecnologias inovadoras da estatal.

Já Fabrizio Sanvito, gerente de projetos e de referência técnica da Pirelli, acrescentou que "a fase de testes e controle de pneus de borracha extraída da guaiúle tem sido mais do que positiva". "A escolha de um carro de alto desempenho para a realização desses testes ocorreu pela necessidade de colocar as maiores demandas possíveis sobre os pneus e extrair os resultados mais significativos. Após o sucesso desta primeira fase, agora poderemos avaliar estes protótipos em condições de inverno", ressaltou.

Você pode se interessar também por ...

Ilha italiana de Budelli, é vendida em leilão por 2,94 milhões de euros
Menina é impedida de cantar em evento na Itália por ser negra
Emissora de TV pede desculpas após ter afirmado que o Papa Francisco fez exorcismo
Itália destaca papel da China, mas cobra autonomia de Hong Kong
Parlamento Europeu nega homenagem a aliado de Trump assassinado
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Matteo Salvini defende revogação da cidadania italiana de estrangeiros que cometem crimes

Fabio Botto
Fabio Botto
18 de maio de 2026
Nova flotilha com italianos é interceptada por Israel
Corpos de italianos desaparecidos são encontrados em caverna nas Maldivas
Defesa de autor de atropelamento na Itália pedirá perícia psiquiátrica
Embaixador do Brasil na Itália vê acordo União Europeia-Mercosul como complexo, mas com oportunidades
Tenista italiano Sinner vence Ruud, conquista Masters 1000 de Roma e entra para história do tênis
Líderes italianos prestam homenagem a Sinner após título histórico
Meloni e Mattarella visitam feridos em hospitais após ataque que chocou Itália
Giorgia Meloni celebra declaração europeia sobre gestão de fluxos migratórios
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?