Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: POLÊMICA: Dependência obsessiva da mãe é aceita para anular casamento na Itália
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > POLÊMICA: Dependência obsessiva da mãe é aceita para anular casamento na Itália
Notícias

POLÊMICA: Dependência obsessiva da mãe é aceita para anular casamento na Itália

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A obsessiva dependência do pai ou da mãe por parte de um dos dois cônjuges pode ser considerada uma causa válida para que a Igreja Católica anule um casamento.

A notícia ocupa grande espaço na imprensa italiana, logo depois de o vigário judicial da diocese de Ligúria, Paolo Rigon, ter explicado o caso durante a abertura do ano judicial eclesiástico desta região do noroeste da Itália.

https://www.provincia.biella.it/

As pessoas afetadas por esta dependência não "são capazes de cumprir com os deveres conjugais. Há casos nos quais se está tão apegado à mãe que não se pode ter vida comum com o companheiro", disse por sua vez, ao jornal "La Stampa", o cardeal jurista Velasio de Parolis, membro do Tribunal Supremo da Signatura apostólica.

Em seu pronunciamento, Rigon explicou que essa dependência pode ser considerada causa de anulação quando, "para cada decisão, para cada movimento que o cônjuge quiser dar, buscar sempre a aprovação do pai ou da mãe, que de fato se transforma psicologicamente no verdadeiro cônjuge, e a pessoa com quem se casou passa a ser apenas um substituto".

"É como ter se casado com a sogra", resumiu assim a imprensa italiana sobre a explicação da Igreja Católica.

Rigon cita que, em sua experiência,se deparou com "situações concretas" nas quais "jovens e adultos, devido a uma imaturidade psicológica, falta de preparação para a vida, se casam sem saber o que lhes espera" e "continuam sua vida como faziam quando eram crianças ou adolescentes".

Os dicionários italianos contam com o verbete "mammismo", que significa excessivo sentimento protetor da mãe e a consequente subordinação afetiva do filho, e Rigon o diferencia da clássica figura na Itália do "mammone", ou seja, das pessoas que "precisam de suas mães ou não querem se desapegar delas".

Esta dependência é como uma espécie de "droga" que "incide gravemente na vida conjugal", acrescenta Rigon.

O jornal "Corriere della Sera" publica também a opinião do decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano, arcebispo de Gênova, que garante que "o casamento deve ser um ato realizado com total liberdade", por isso o "mammismo" pode ser causa de anulação.

https://www.provincia.biella.it/

Você pode se interessar também por ...

POLÍTICA ITALIANA: Giorgio Napolitano toma posse como presidente reeleito da Itália
Em declaração com jovens no Vaticano, Papa Francisco critica “mãe de todas as bombas”
Líder do M5S indica 5 candidatas para eleições europeias
Mau tempo na Itália já fizeram quatro mortes na região da Toscana
Mulher que derrubou o Papa ganha homenagens no site “Facebook”
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Finlândia e Suécia confirmam transferências de solicitantes de refúgio à Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de agosto de 2026
Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
Vaticano tira padre italiano do comando de paróquia após ele transformar igreja em abrigo para 200 migrantes
Praia italiana que separa homens e mulheres bate recorde de público
Corpos de vítimas de queda de avião na Itália são achados abraçados
O lugar secreto onde a Itália está construindo o euro digital
Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?