Notícias

POLÊMICA: Racismo na Itália agita cerimônia da Fifa. Cristiano Ronaldo defende Boateng

Os três melhores jogadores do mundo em 2012, além do treinador Pep Guardiola, ofereceram apoio ao meia ganês Kevin-Prince Boateng por conta de episódio racista ocorrido na Itália, na última semana, em amistoso entre Milan e Pro Patria, da quarta divisão italiana. Especialmente Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, foi contrário à declaração do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que havia criticado o fato de o atleta ter abandonado o campo durante o jogo. As declarações ocorreram nesta segunda-feira, em Zurique, durante a premiação Bola de Ouro.

"Acho que isso não pode acontecer no futebol neste momento, Fifa e Uefa sempre falam de fair play contra o racismo e por que isso ainda acontece? Na minha opinião isso não existe, é só um jogo de futebol e as pessoas devem desfrutar no estádio e não fazer isso. Não é bom para ninguém, isso dará mais poder ao resto das pessoas, brancos contra negros, e devemos viver em paz", afirmou Cristiano Ronaldo, que abordou Boateng na sequência.

"É uma decisão muito pessoal. Se está enfadado, muito triste, ou em dia mais sensível, abandonar o campo é uma decisão dele. Há exemplos de coisas que se passam no estádio, e não vale a pena dizer, e não podemos abandonar o campo. Temos que saber viver com essa gente, que pode estar desequilibrada, mas não é o estádio todo. São algumas pessoas", minimizou o português.

Andrés Iniesta também demonstrou apoio a Boateng e pediu providências: "é realmente triste que essas coisas sigam sucedendo e nunca deixam de existir. O ideal e perfeito é que essa minoria de gente de alguma forma fosse corrigida", afirmou o meia espanhol do Barcelona. Lionel Messi, tímido, declarou apenas que concordava com Iniesta e Ronaldo.

Pep Guardiola disse que a decisão de seguir ou não em campo deve caber ao jogador ofendido, linha diferente da que declarou Joseph Blatter. "Devemos ser solidários. Ele pode se sentir ofendido e só ele pode decidir por ele mesmo. E por que não? De repente é uma boa ideia para não se repetir. Ele acredita que seja algo justo e que não ocorrerá de novo", afirmou o ex-treinador do Barcelona. "É uma coisa muito pessoal, cada um que pode dizer", acrescentou Iniesta.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios