Notícias

Governo italiano responde para a União Europeia sobre atrasos em pagamentos sobre dívidas

A Comissão Europeia recebeu a resposta da Itália a uma notificação formal sobre dívidas não pagas do governo do país. O documento de 53 páginas ilustra ponto por ponto todos os procedimentos tomados para resolver o atraso nos pagamentos a empresas privadas por parte da administração pública.

Por um lado, a Itália confirmou a destinação de 56 bilhões de euros (R$ 168 bilhões) para quitar débitos pregressos. Por outro, anunciou uma série de medidas, incluindo a criação de uma plataforma eletrônica para a certificação de créditos e a formação de um fundo de garantia do Ministério das Finanças, para evitar que o problema se repita.

"Não posso antecipar a análise que os membros da Comissão farão da carta, mas ela contém uma série de indicações que vão na direção certa", afirmou Ferdinando Nelli Feroci, comissário europeu para Industria e Empreendedorismo. No último dia 18 de julho, o poder executivo da União Europeia abriu um procedimento de infração contra a Itália porque o governo não estaria respeitando as normas do bloco sobre eventuais atrasos nos pagamentos da administração pública.

As regras da UE obrigam que as empresas sejam pagas pelos serviços prestados em no máximo 30 dias, prazo que pode chegar a dois meses em casos específicos. No entanto, segundo a Comissão, os atrasos do governo italiano estariam chegando a 210 dias.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios