Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Polícia desaloja grupo que tentava bloquear porto na Itália
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Polícia desaloja grupo que tentava bloquear porto na Itália
Notícias

Polícia desaloja grupo que tentava bloquear porto na Itália

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A polícia italiana desalojou um grupo de manifestantes que protestava contra o certificado sanitário anti-Covid em um dos acessos do Porto de Trieste, um dos principais do país.

O portão 4 do complexo portuário estava bloqueado desde a última sexta-feira (15), quando entrou em vigor na Itália um decreto que exige a apresentação do chamado “passe verde”, documento concedido a pessoas vacinadas, curadas ou testadas contra o novo coronavírus, em todos os locais de trabalho.

https://www.provincia.biella.it/

A liberação do acesso ao porto foi pedida pelo Ministério Público de Trieste, e a polícia teve de usar hidrantes e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. Apenas uma parcela minoritária do grupo era formada por funcionários do local.

Apesar do protesto, as atividades no porto nunca chegaram a ser interrompidas, ainda que alguns transtornos tenham sido registrados. Devido à operação policial desta segunda, uma longa fila de caminhões aguarda para acessar o portão 4.

Já os manifestantes se encaminharam para a Praça Unità d’Italia, no centro histórico de Trieste, para continuar o protesto. “Vamos ver se eles têm coragem de nos atacar também na Praça Unità d’Italia”, declarou Stefano Puzzer, um dos líderes do ato.

Certificado

A obrigatoriedade do “passe verde” em locais de trabalho é uma forma encontrada pelo premiê Mario Draghi de estimular a vacinação contra a Covid-19, mas sem torná-la obrigatória, o que provocaria uma ruptura dentro da coalizão de união nacional que sustenta o Executivo.

Atualmente, pouco mais de 81% do público-alvo no país (pessoas a partir de 12 anos) está totalmente vacinado contra a Covid, mas quase 8 milhões de pessoas sequer tomaram a primeira dose – o número de casos diagnosticados desde o início da pandemia é de pouco mais de 4,7 milhões.

O chamado “passe verde” pode ser obtido por pessoas que tenham tomado pelo menos uma dose de imunizantes anti-Covid, independentemente do prazo. Para os “antivacinas”, a alternativa para ter o certificado sanitário é comprovar cura da doença nos últimos seis meses ou resultado negativo em teste molecular (válido por até 72 horas) ou de antígeno (por 48 horas).

https://www.provincia.biella.it/

Neste caso, o custo do exame deve ser bancado pelo próprio trabalhador, enquanto a vacinação é gratuita em todo o país. A apresentação do “passe verde” é obrigatória inclusive em órgãos do governo e no Parlamento, bem como para trabalhadores domésticos.

De acordo com o decreto, a ausência do “passe verde” será considerada como “falta injustificada”, o que permitirá ao empregador não pagar o salário relativo àquele dia, mas o trabalhador não poderá ser suspenso.

Essa é uma das regras mais rígidas em vigor em países ocidentais, o que fará da Itália um laboratório para nações ainda hesitantes em exigir certificado sanitário em larga escala.

Você pode se interessar também por ...

Câmara dos Deputados da Itália aprova reconhecimento condicional da Palestina
Francesco Greco, ex-investigador da operação “Mãos Limpas” assume Procuradoria de Milão
Itália fecha acordo trabalhista devido à pandemia de vírus
Alemanha e França superam Itália em produção de sorvetes na União Europeia
Maior sindicato italiano convoca para 10 de maio, mobilização nacional sobre trabalho temporário
TAGGED:Polícia desaloja grupo que tentava bloquear porto na Itália
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Leclerc ganha em Silverstone e garante 250ª vitória da escuderia italiana Ferrari na F1

Fabio Botto
Fabio Botto
5 de julho de 2026
Invasão de mosquitos provoca evacuação em avião na Itália
Fora da Copa, Itália recorda 20 anos do tetra com sabor amargo
Papa Leão XIV se solidariza novamente com vítimas de terremotos na Venezuela
Festival de Veneza homenageará Rossellini com exibição de obra-prima restaurada
Praias italianas estão entre as mais seguras da Europa, aponta estudo
FSSPX diz que excomunhões do Vaticano foram “injustas”
Papa Leão XIV visita Lampedusa e cobra ação da Europa para proteger e integrar migrantes
Giorgia Meloni agradece homenagem da Venezuela a bombeiros italianos e reafirma apoio
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?